Intensificação da vacinação contra doenças respiratórias, maior oferta de testes rápidos e ampliação do horário de atendimento nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) nos fins de semana e feriados são medidas adotadas pela Prefeitura de Manaus para conter o avanço da Covid-19 na capital. As ações foram anunciadas pelo prefeito Arthur Virgílio Neto na manhã desta quinta-feira, 5.
São seis providências para prevenir e combater a doença. Na “Assistência” o horário de funcionamento de 18 UBS será ampliado nos fins de semana e feriados. Elas funcionarão das 8h às 18h. Também será ampliado o diagnóstico de Covid-19 em 48 UBSs com a oferta de mais 50 mil testes rápidos e a implantação da coleta do teste RT-PCR no pré-natal na Maternidade Moura Tapajóz. O RT-PCR é o padrão para diagnóstico e identifica casos novos que estão entre o 3º e 6º dias da doença.
Na “Prevenção” haverá intensificação da vacinação, que começa no sábado, 7, com aplicação da vacina contra a influenza. A intenção é evitar os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que envolve sintomas gripais do novo coronavírus, mas também por vírus como o da influenza A e B.
Também está incluída a realização de 4,5 mil testes RT-PCR na população indígena e testar 7 mil profissionais de saúde da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde). A Semsa pretende inauguração as novas instalações do Centro de Especialidade em Reabilitação para pacientes pós-Covid-19.
Na Ampliação da Rede Assistencial, a Semsa contratará 40 médicos, 80 enfermeiros, 130 técnicos de enfermagem, 30 técnicos de patologia clínica e 10 agentes indígenas de saúde. Também inaugurará três clínicas da família, para atender a população das zonas sul, leste e oeste. As novas unidades devem acompanhar mais de 48.850.
O Centro de Emissão de Declaração de Óbito por Causa Natural em Domicílio teve o horário ampliado a partir desta quinta-feira, 5. Passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriado, e aos sábados, de 8h às 12h.
Para o eixo Suprimento e apoio ao atendimento, a prefeitura fará a aquisição de mais de 3 milhões de unidades de medicamentos, para o tratamento de sintomas de Síndrome Gripal e Covid-19, e de mais 3,3 milhões de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
No Monitoramento de Casos e contatos próximos dos pacientes com Covid-19, a Prefeitura de Manaus vai ampliar o serviço de Telemonitoramento, com a incorporação e capacitação de mais profissionais de saúde.