Search
booked.net
Search
Close this search box.

Prefeito prevê que situação da Covid-19 no Amazonas se agrave a partir de 15 de maio

Arthur Neto cobra do presidente Jair Bolsonaro uma atitude mais atenta às regras de isolamento social
Nesta quinta-feira, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), afirmou, em entrevista ao jornal O Globo, que o pior momento da crise do novo coronavírus na capital amazonense será a partir de 15 de maio, se estendendo por todo o mês de junho.
“E aqui, para nós, o pior vem por aí. O pior é o que se espera a partir do dia 15 de maio e deverá se estender pelo mês de junho”, afirmou Arthur Virgílio.
O Amazonas é o segundo Estado com a maior incidência da Covid-19 no país e já vê seu sistema de saúde cheio, além de ter começado a colapsar o principal cemitério de Manaus, com filas de carros funerários. Hoje, o Amazonas registrou mais 409 casos de Covid-19, totalizando 2.888 casos confirmados do novo coronavírus no Estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Também foram confirmados mais 28 óbitos pela doença, elevando para 234 o total de mortes.
O prefeito participou de uma audiência pública da Câmara dos Deputados na tarde desta quinta-feira, realizada por videoconferência. À comissão externa de deputados, que analisa as ações preventivas do coronavírus no país, o prefeito também disse que o Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado está exaurido e reforçou pedido de mais pessoal especializado, medicamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O pedido foi reforçado pelo governador do Estado, Wilson Lima (PSC), que também participou da reunião.
“E volto a repetir o que a gente precisa prioritariamente: de respiradores, EPIs e também de recursos humanos, de médicos, principalmente médicos intensivistas”, destacou Lima.
Além da preocupação com a capital, onde se concentram todos os leitos de UTI do Estado, o governador também disse que a situação de Manacapuru é a que mais preocupa no interior do Estado atualmente.

Também participaram da reunião os oito deputados da bancada do Amazonas na Câmara, além de 14 deputados federais; a secretária estadual de saúde, Simone Papaiz, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi; além de representantes de entidades de médicos e enfermeiros do Amazonas.

Segundo Wilson Lima, a montagem de leitos de UTI no município já foi iniciada e o plano é levar as estruturas montadas em Manaus para atender casos de Covid-19 para o interior do Estado.
“Aqui na capital os especialistas fazem projeção de quando a gente deve ter o pico da doença, e a incidência maior de casos de acordo com eles deve ser na primeira quinzena de maio. Então, estamos com todos os esforços e nos preparando para esse momento. Ainda temos uma vantagem em relação ao interior de aproximadamente 10 ou 15 dias e o nosso planejamento é que quando os casos estourem no interior, se isso acontecer, que a gente comece a desmobilizar algumas estruturas que foram montadas aqui na capital para poder chegar ao interior”, explicou o governador.

Isolamento Social

Na entrevista, o prefeito também cobrou do presidente Jair Bolsonaro uma atitude mais atenta às regras de isolamento social. O presidente tem frequentemente descumprido as orientações de isolamento social e faz diversas declarações contrárias às recomendações de autoridades em saúde e especialistas, o que gera desmobilização em relação à permanência das pessoas em suas casas.
“Nós fazemos um esforço danado para conservar as pessoas em casa. Então, essas aparições do presidente da República dizendo que não há perigo e que é para ir para a rua, elas desmobilizam (o isolamento). Eu não consigo aqui a mobilização necessária que a Inglaterra conseguiu, que a Alemanha conseguiu, para encurralarmos a Covid-19, não dando ao vírus matéria humana para atacarem”, afirmou na entrevista o prefeito Arthur.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.