*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O prefeito de Caapiranga, Matulinho Braz (União Brasil), e o vice-prefeito, Jorge Martins (União Brasil), tiveram seus mandatos cassados, nessa quarta-feira (27), pelo juiz da 6ª Zona Eleitoral do Amazonas, Marco Aurélio Plazzi Palis. A decisão, que acompanha um parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), foi tomada por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024.
O juiz concluiu que o então prefeito, Francisco Andrade Braz, conhecido como Tico Braz, usou a máquina pública para beneficiar a candidatura de seu sobrinho, Matulinho, com contratações em massa de servidores em período proibido. O magistrado afirmou que as contratações foram feitas para manter o grupo familiar no poder.
A decisão judicial aponta que as provas documentais e testemunhais mostram um número excessivo de contratações temporárias entre agosto e dezembro de 2024, sem justificativa de interesse público. Para o juiz, as práticas configuraram “moeda de troca eleitoral”, criando um “estado de submissão” dos contratados e de seus familiares, o que caracteriza o chamado “voto da subsistência”.
Os indícios de contratos retroativos, pagamentos apenas durante o período eleitoral e relatos de perseguição a servidores que apoiaram a oposição reforçaram o caráter ilícito das ações. O prefeito e o vice-prefeito de Caapiranga podem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
