Search
booked.net

Prefeito e vice de Fonte Boa (AM) são alvos do MP por irregularidades em processos seletivos

Arte: Marcus Farias/Dia a Dia Notícia

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) ingressou com uma ação civil pública, por meio da Promotoria de Justiça de Fonte Boa, solicitando a tutela de urgência para suspender os processos seletivos simplificados abertos pelo município para contratação temporária de professores e guardas municipais. O promotor de Justiça Aramis Pereira Júnior fundametou a ação na constatação de graves irregularidades.

Entre as irregularidades apontadas estão falta de transparência, impessoalidade e critérios objetivos na seleção dos candidatos, o que fere os princípios constitucionais da administração pública.

De acordo com a ação, o prefeito do município, Lázaro de Araújo de Almeida, conhecido como Dr. Lázaro (Republicanos), e o vice-prefeito e secretário de Obras, José Suediney de Souza Araújo, teriam suspendido ilegalmente a nomeação de concursados aprovados nos editais nº 01/2022, 02/2022 e 03/2022, ao mesmo tempo em que autorizaram processos seletivos para contratação temporária para os mesmos cargos, por meio dos editais nº 005/2025 e 009/2025.

O promotor destacou que os processos seletivos não apresentam regras claras de classificação e pontuação, além de não garantirem ampla publicidade dos resultados. A falta de clareza impossibilita o controle externo e abre espaço para favorecimentos indevidos, caracterizando uma violação do princípio da boa-fé administrativa e uma tentativa de contornar a exigência do concurso público.

Diante das irregularidades, o MP-AM solicitou ao judiciário a suspensão imediata dos processos seletivos simplificados e a exoneração dos servidores temporários já contratados.

Além disso, o órgão requer a comprovação da previsão orçamentária que justifique a abertura das seleções temporárias e a proibição de novas contratações enquanto houver concursados aptos para assumir os cargos.

Caso seja descumprido, o prefeito e o vice podem pagar uma multa diária no valor de R$ 100 mil. A ação está em tramitação na Vara Única da Comarca de Fonte Boa.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.