*Da Redação Dia a Dia Notícia
O prefeito de Presidente Figueiredo, Fernando Vieira (PL), voltou a ser denunciado no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). A nova representação, admitida pela presidente da Corte, conselheira Yara Amazônia Lins, aponta indícios de irregularidades no Edital nº 002/2025, referente a um Processo Seletivo Simplificado conduzido pela administração municipal.
De acordo com o documento publicado no Diário Oficial Eletrônico do TCE-AM, em 3 de julho de 2025, a Secretaria de Controle Externo (Secex) solicitou medida cautelar para suspender os atos decorrentes do processo seletivo, incluindo posses, nomeações e contratações de candidatos aprovados, até que haja uma nova deliberação por parte da corte de contas.
Além do prefeito, a representação também cita o secretário municipal de Administração, Ítalo de Souza e Souza, como envolvido no caso.
Em outra ocasião, ele foi alvo novamente do TCE, na qual o órgão apontou irregularidade no processo de licitação para a contratação de Transporte Escolar referente ao ano letivo desse ano.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) também instaurou inquérito civil para apurar a operação irregular de uma usina de asfalto pertencente ao município, que estaria funcionando sem autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Outro inquérito do MP-AM investiga uma chamada pública nº 002/2025, da Secretaria Municipal de Educação, também relacionada a serviços de transporte escolar.