Search
booked.net
Search
Close this search box.

Prefeito de Manaus ‘privatiza’ Manausmed ao contratar Hapvida por R$ 108 milhões

Arte: Marcus Farias/Dia a Dia Notícia

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), privatizou o plano de saúde de servidores públicos municipais, substituindo o Serviço de Assistência à Saúde do Município de Manaus (Manausmed) pela Hapvida Assistência Médica Ltda. O despacho de homologação foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), da sexta-feira (13), e assinado pelo secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Célio Bernardes Guedes.

Conforme o documento, a empresa contratada prestará “serviço de plano privado de assistência à saúde e assistência odontológica, para atender as necessidades dos órgãos e entidades da administração pública”.

No mês de fevereiro deste ano, a prefeitura de Manaus havia contratado a Hapvida pelo mesmo valor e com a mesma finalidade. Porém, houve repercussão negativa, o que fez a prefeitura recuar na privatização.

Porém, agora, de acordo com observação do vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) por meio das redes sociais, a administração municipal retomou a contratação esperando as eleições passarem e o ano legislativo encerrar.

“O prefeito David Almeida esperou passar a eleição, se reeleger e esperou acabar as sessões legislativas, e simplesmente autorizou a publicação do decreto que privatiza a Manausmed para a Hapvida por R$ 108 milhões por ano, um golpe contra a cidade de Manaus, um golpe contra milhares de servidores públicos da forma mais vil, sorrateira e criminosa”, disse o vereador.

Segundo informações da Revista Cenarium, a Audiência na Câmara Municipal de Manaus (CMM), mostrou que a Hapvida possuía, em 2022, índice maior que 15% em relação ao Índice Geral de Reclamações, junto à ANS, o que impossibilitava a contratação da empresa, de acordo com o alínea “C” do tópico 13 do edital do certame.

Além disso, a empresa é alvo de denúncias que apontam a superlotação de hospitais da rede e falhas no atendimento, o que reforça o questionamento de entregar a saúde dos servidores de Manaus a uma empresa com este perfil.

A reportagem do Dia a Dia Notícia entrou em contato com a prefeitura de Manaus sobre a retomada da contratação da empresa e aguarda por retorno.

Leia mais:

Após renovação de contrato, prefeitura de Manaus é alvo de denuncia por suspensão de atendimento no Hospital Santa Júlia pela Manausmed

Justiça dá 48 horas para que a Hapvida agende atendimento de crianças com autismo

Prefeitura de Manaus desiste de contratar plano de saúde da Hapvida para atender servidores municipais

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.