*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia
O Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani) vai voltar a ser realizado no Centro de Eventos Juracema Holanda, após o prefeito da cidade, Mário Abrahim (PSC), voltar atrás de sua decisão de negar o espaço para a realização do evento, divulgada em julho deste ano.
A liberação veio após o Município assinar um termo com a Associação dos Itacoatiarenses Resdidentes em Manaus (Airma), com a ‘benção’ de Mário Abrahim, e por Bruno Azedo, presidente da Airma.
A informação foi confirmada pela organização do evento nessa quarta-feira (16). O Fecani deve acontecer nos dias 6, 7, 8 e 9 de setembro.
Com o novo combinado, a Airma fica responsável de manter o espaço conservado e limpo, além de pagar pelas despesas de água, energia e tributos incidentes, e cumprir as exigências de segurança.
Em 2022, o impasse também ocorreu, e o Festival da Canção precisou ser realizado no salão da Galeria de Artes Marina Penalber, um espaço bem menor no centro da cidade, e foi transmitido pela Internet.
No início de julho, Airma conseguiu na justiça uma decisão liminar autorizando a realização do festival no Centro de Eventos de Itacoatiara, mas a decisão foi ignorada pelo Poder Executivo Municipal.
O Fecani é considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas, e desde 2003 tem como palco o Centro de Eventos Juracema Holanda.