Search
booked.net
Search
Close this search box.

Precursor do Jiu-Jítsu no Amazonas, Osvaldo Alves morre aos 83 anos, no (RJ)

Osvaldo estava internado em um hospital do Rio de Janeiro. Ele era faixa vermelha 9º Dan e ficou conhecido como a 'enciclopédia' da arte suave.

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Um dos precursores do Jiu-Jítsu no Amazonas, o mestre Osvaldo Alves morreu aos 83 anos, nesta segunda-feira (18), devido a complicações de um câncer de próstata. Osvaldo Alves de Albuquerque foi responsável por formar grandes campeões mundiais até no MMA. Ele dedicou horas a fio a ensinar a arte marcial como uma filosofia de vida, que transforma e melhora a vida das pessoas independentes de idade e nível social.

Trajetória

Osvaldo Alves nasceu no Estado do Acre e sua família mudou-se para o Rio de Janeiro, quando era ainda bebê. No Rio de Janeiro começou a treinar artes marciais na academia de um antigo campeão japonês chamado Fujimata. Criado em Copacabana, na rua Constante Ramos, passava muitas vezes pela academia Gracie, que era sua vizinha, com o seu quimono na mão e ocasionalmente interagia com os outros garotos que treinavam lá.

Foto| Divulgação

Alves começou a treinar com a família Gracie depois de ser convidado para lutar jiu-jítsu com Reyson Gracie, quando tinha 7 (sete) anos de idade, e pouco depois se tornaram amigos próximos, passando muito tempo com ele e sua família.

Osvaldo adorava judô e jiu-jítsu e nunca parou de praticá-los, tendo dado frutos quando ele venceu duas medalhas de ouro no Pan-Americano de Judô em 2 (dois) anos consecutivos (o primeiro em Cuba e o segundo no Canadá). Essas medalhas foram conquistadas na época em que Osvaldo fez 17 anos e, devido a esse sucesso, ele recebeu uma bolsa de estudos da Universidade Gama Filho, para ir para o Japão e treinar numa das mais tradicionais escolas de judô do mundo, a Universidade Tenri.

Depois de 5 (cinco) anos morando no Japão, Osvaldo Alves regressou ao Brasil. A sua técnica de judô tinha melhorado bastante, depois dos duros treinos numa das melhores academias de newaza (trabalho no solo) do Japão e trouxe na bagagem muitos conhecimentos novos, que os Gracie ainda não conheciam. Um exemplo disso é a posição de controle lateral (100 quilos).

Durante um certo tempo, Osvaldo regressou para o Amazonas junto com seus amigos de longa data Reyson Gracie e Arthur Virgílio Neto.  Osvaldo Alves foi o iniciador e o organizador do jiu-jítsu no Amazonas. O trio acabou em Manaus. Osvaldo Alves, com sua organização, conseguiu sistematizar as academias, reciclar os professores, reformar e organizar a federação e graduar campeões estaduais, como Ronaldo Jacaré e Fredson Paixão.

Osvaldo Alves é uma grande figura no jiu-jítsu brasileiro, tendo atingido a graduação de faixa vermelha (9º grau) na arte suave. Uma verdadeira lenda do esporte.

Muitos o chamam de “Mestre Osvaldo”, como carinhosamente é conhecido no esporte, como um dos revolucionários do jiu-jítsu na década de 1970, trazendo novas posições e ajudando Rolls Gracie a desenvolver uma nova filosofia no esporte. Tendo treinado muitos dos melhores atletas da arte como: Vitor Belfort, Amaury Bitetti, Paulo Filho, Rodrigo Minotauro, João Roque, Zé Mario Sperry, Paulo Caruso, Carlos Gracie Júnior, Fredson Paixão, Sérgio Penha e alguns amazonenses como Ronaldo Jacaré, Bibiano Fernandes.

Discípulo e amigo em Manaus

Com a função de mestre já consagrada e dono de extensa lista de atletas, um dos mais fiéis é o amazonense Arthur Virgílio Neto – atual pré-candidato ao Senado em 2022 e ex-prefeito de Manaus.

O mestre Osvaldo já recebeu, em 2014, o Título de Cidadão Amazonense, proposto pelo ex-deputado estadual Arthur Bisneto (PSDB-AM).

Foto: Divulgação/ Osvaldo Alves e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto

Homenagens 

A Federação de Jiu-Jítsu do Amazonas (FJJAM), clubes e entidades esportivas também se solidarizaram com a família e lamentaram a morte de uma das maiores referências do esporte.

O prefeito de Manaus, David Almeida, lamentou a morte de Osvaldo Alves. “Neste momento de dor, nos unimos à família e amigos do lendário mestre Osvaldo, uma pessoa generosa e gentil com todos, e que muito contribuiu para a formação de vários jovens na arte do jiu-jítsu”, disse o prefeito.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.