*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Miss Parintins é um evento que vem crescendo e chama atenção das jovens parintinenses. A representante eleita concorre com outras candidatas dos municípios do estado pela coroa de Miss Amazonas. Pela primeira vez, o evento terá como candidata uma jovem com deficiência física. Janaína Vieira terá a oportunidade de levantar a bandeira da inclusão na passarela.
Janaína tem 19 anos e é maquiadora. Ela possui uma trajetória marcada pelo bullying por não ter uma das mãos. Por diversas vezes, essa foi motivação para sua exclusão dos círculos sociais, no entanto, ela encontrou na dança a motivação para vencer tais preconceitos.
Foto: Lucas Patrick
Foi assim que ela conheceu os concursos de beleza e participou de eventos como o desfile do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o ‘Conexão Verão’ e o ‘Garota Brandão de Amorim’. Em todos, ela conta que foi subestimada pela deficiência, mas que utilizava essas situações como motivação.
“Apesar da minha situação eu não me limitava a ser aquela pessoa com deficiência, eu gosto de ultrapassar os limites que a mim são impostos e provar no dia a dia que nada é impossível.”
Para participar do concurso ‘Miss Parintins 2021’, além de se desafiar a ser a primeira participante com deficiência, ela conta que uma das dificuldades ao se candidatar foi encontrar patrocinadores.
“Uma coisa que foi desafiante para mim foi encontrar patrocinadores que acreditassem em mim, foi bem difícil. Quando eu comecei a ir atrás recebi vários não. Ninguém queria me patrocinar. Penso que por não acreditarem em mim ou por não me aceitarem como uma pessoa com deficiência, não sei o real motivo. Eu sou muito grata aos meus patrocinadores, eles fizeram muita diferença nesse primeiro desfile e me incentivaram bastante a seguir em frente. Teve pessoas que me deixaram na mão também e teve pessoas que eu não esperava que iam me apoiar que estenderam a mão para mim e me ajudaram.”
A primeira etapa do concurso aconteceu no dia 29 de maio e devido à pandemia da Covid-19 o evento aconteceu de forma on-line. As próximas fases vão acontecer no mês de setembro e Janaína está convicta da sua motivação no evento.
“Para mim essa é uma oportunidade de levantar a bandeira da inclusão nesse meio em que ainda é inacessível para muitas pessoas como eu. Estamos em 2021, precisamos falar sobre inclusão, precisamos evoluir, pois só assim teremos um mundo mais justo e inclusivo”, afirmou a candidata do Miss Parintins.
*Com informações do Parintins 24h