*Da Redação Dia a Dia Notícia
O período das convenções partidárias, onde as siglas indicam oficialmente quem disputará os cargos de prefeito e vereador no mês de outubro, se inicia no próximo dia 20 de julho e encerra em 5 de agosto. Os pré-candidatos a prefeito de Manaus já iniciaram as articulações para conseguirem o aval de seus respectivos partidos.
Dois dos principais candidatos devem deixar a decisão para o último dia. O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União), e o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) informaram por meio de suas assessorias que as convenções do União Brasil e da federação PSDB/Cidadania devem ocorrer somente em 5 de agosto.
Apesar de não ter anunciado data oficial, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), sugeriu que a convenção de sua sigla deve ocorrer no final de julho. Meses atrás, o pré-candidato afirmou que anunciaria seu vice no dia 31 de julho, poucos dias antes do encerramento do prazo dado pela Justiça Eleitoral. Quem também deve anunciar-se oficialmente no mesmo período é Maria do Carmo Seffair (Novo).
Já o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) busca articular o lançamento de sua pré-candidatura em 22 de julho, uma forma simbólica de representar o número de seu partido.
A federação PSOL/Rede e o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) ainda não divulgaram quando devem ocorrer as convenções de seus partidos. A advogada Natália Demes disputa a indicação oficial como pré-candidata do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), enquanto o professor Gilberto Vasconcelos aguarda o lançamento oficial do PSTU.
Nesta terça-feira (9), a Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) escolheu oficialmente Marcelo Ramos (PT) como o pré-candidato do grupo após dois meses de disputa com o ex-deputado Eron Bezerra (PCdoB). A federação deve marcar a data das convenções nos próximos dias.