*Lucas dos Santos, especial para o Dia a Dia Notícia
Neste feriado do Dia do Trabalhador (1º/5), os pré-candidatos à Prefeitura de Manaus aproveitaram para divulgar suas ações nas ruas da capital, bem como tecer críticas aos adversários. Foi o caso, por exemplo, do deputado estadual Roberto Cidade (União), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Em suas redes, Roberto Cidade postou um vídeo no qual interage com trabalhadores do Centro de Manaus e afirma que trabalha “por uma cidade que valorize o seu povo, que ofereça mais oportunidades, que gere empregos”.
Nos stories, o deputado estadual postou mais detalhes de sua caminhada pelo Centro e divulgou uma reunião ocorrida nessa terça-feira (30) no bairro Petrópolis, zona Sul da capital, para lançar o nome de Sildomar Abtibol (Podemos), que tenta retornar à Câmara Municipal de Manaus.
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), usou suas redes para expressar sua “profunda gratidão a todos que, incansavelmente, dedicam suas energias e habilidades para fazer nossa cidade prosperar”.
Na mensagem comemorativa, o chefe do Executivo manauara afirma que o trabalhador da capital deve ter “certeza que o seu esforço não apenas constrói estruturas, mas também fortalece laços, cria oportunidades e inspira esperança”. Ele não postou agendas de pré-campanha, mas espera-se que ele confirme sua pré-candidatura à reeleição em um evento nacional do Avante.
A última postagem em que o prefeito aparece é de uma ação ambiental promovida no entorno do Mirante de São Vicente.
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que disputa a liderança das pesquisas com o prefeito David Almeida, não realizou postagens relativas ao Dia do Trabalhador em suas redes sociais até o fechamento desta matéria.
A última postagem na qual o parlamentar aparece é uma transmissão ao vivo realizada com o professor Renato Velas sobre a educação da cidade de Manaus.
O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) usou a Zona Franca de Manaus como mote de sua postagem do Dia do Trabalhador. No vídeo, ele informa sobre uma lei de sua autoria que “a manutenção de mais de 115 mil empregos diretos no Polo Industrial de Manaus, mais de 400 mil empregos indiretos, além de segurança jurídica para mais de 50 mil empresas da Amazônia Ocidental”.
A lei oriunda do PL 2673/2019 estende o prazo de vigência dos benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus até 2074. O texto foi relatado no Senado por Omar Aziz (PSD), sendo aprovado e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em dezembro de 2023.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Capitão Alberto Neto (@capitaoalbertoneto)
O ex-deputado Marcelo Ramos (PT) seguiu uma linha diferente dos pré-candidatos anteriores e focou em críticas à Roberto Cidade. O vídeo é uma resposta do petista à Cidade, que usou suas redes para criticar os adversários.
“[Ele] falou que ajudou o Prato Cheio, quando não colocou nem um real de emenda no projeto. Ao final, acabou expondo sua falta de independência para exercer seu dever de fiscalizar o Executivo Estadual”, disse.
Em seus stories, Ramos postou uma arte de um desafio que fez há 26 dias pedindo que eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mostrem “uma única obra” feita pelo governo anterior na cidade de Manaus.
O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) postou somente uma arte comemorativa em relação ao Dia do Trabalhador, sem maiores mensagens.
A empresária Maria do Carmo Seffair (Novo), por sua vez, postou um vídeo em suas redes sociais parabenizando os trabalhadores de Manaus e reconhecendo o valor do trabalho da mulher, que possui “jornada dobrada”.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Maria Do Carmo Seffair (@mariadocarmoseffair)
Os pré-candidatos Marcelo Amil e Thomaz Barbosa, ambos do PSOL, não fizeram postagens relativas à data até o fechamento desta matéria. A reportagem não conseguiu acesso às redes da pré-candidata Mena Bianca, também da sigla.