*Da Revista Cenarium
Apesar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não ter definido o calendário oficial das eleições deste ano, os partidos já iniciaram os movimentos nos bastidores. Até o momento, a corrida pela Prefeitura de Manaus conta com três participantes que preparam suas estratégias para conquistar novos apoiadores.
Ainda em janeiro, o ex-governador do Amazonas David Almeida foi o primeiro a anunciar a pré-candidatura. Após amargar o 3º lugar nas eleições pelo Governo do Estado, em 2018, Almeida trocou o PSB pelo Avante. Desde então, ele iniciou o planejamento visando à Prefeitura de Manaus, considerando a realização do primeiro turno no dia 4 de outubro.
“Ouvimos falar muito em adiamento, mas o TSE ainda não confirmou. O nosso planejamento está focado no dia 4 de outubro e as convenções até o dia 4 de agosto. Não mudei nada no meu planejamento. Porém, acontecendo realmente a mudança, vamos nos adequar. Estamos finalizando o nosso plano de governo. Até o final de junho, estará pronto”, revelou Almeida.
Questionado, agora, sobre as dificuldades encontradas durante a pandemia da Covid-19, o presidente estadual do Avante afirmou que, devido ao planejamento e reuniões terem começado a acontecer ainda no início de 2020, os trabalhos não foram afetados.
“A pandemia nos deixou isolados, porém, já estávamos fazendo reuniões de filiação. Tivemos contato com muita gente. Precisamos nos adaptar para a pandemia. Estamos consolidando uma posição para viabilizar nossa candidatura. Buscamos partidos aliados e já temos o apoio oficial do Avante nacional. A pandemia não atrapalhou quem fez o seu dever de casa, até porque, é possível se reunir virtualmente”, citou.
Outros nomes
Outra sigla que já confirmou o seu representante na corrida eleitoral foi o Partido dos Trabalhadores (PT). Na última segunda-feira, 15, o deputado federal José Ricardo foi anunciado pelo Diretório Nacional como pré-candidato nas eleições deste ano. A decisão não agradou o presidente do partido no Amazonas e vencedor da última convenção municipal, deputado estadual Sinésio Campos.
Em entrevista à revista Cenarium, José Ricardo informou que pretende conversar com Sinésio e com o vereador Sassá nos próximos dias para unificar o partido na disputa eleitoral. Para o deputado federal, o plano de governo deve ser preparado de maneira participativa, abrangendo toda a população manauara.
“Com a decisão do PT nacional, dialogaremos internamente para ter uma unidade para essa pré-campanha. Iniciaremos a organização da equipe de campanha e do plano de governo. Vamos ouvir a sociedade e fazer um plano participativo. Aliado a isso, vamos continuar o mandato em defesa da saúde da população. Está é a fase inicial. Aguardamos também a definição da nova data da eleição. Mas, a pré-campanha é permitida e vamos começar a dialogar com a população”, informou Zé Ricardo.
Apoiado por Bolsonaro
Na noite da última segunda-feira, 15, o ex-superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa) e padrinho de casamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), coronel Alfredo Menezes, lançou sua pré-candidatura à prefeitura de Manaus pelo Patriotas.
A reportagem tentou entrar em contato com Menezes, porém não obteve resposta até a publicação dessa matéria.
Velho conhecido na disputa
Mesmo sem ter anunciado oficialmente, o ex-governador Amazonino Mendes já movimentou as primeiras pesquisas eleitorais para a Prefeitura de Manaus. Nos bastidores, sua candidatura é dada como certa pelo Podemos, partido presidido pelo deputado estadual Wilker Barreto.