*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade (UB), esteve nessa sexta-feira (12) nos bairros Coroado e Zumbi 3, ambos na zona Leste da capital, para apresentar os compromissos de sua pré-campanha à população.
“Nós precisamos de educação, infraestrutura de qualidade e saúde. Não de maquiagem e tinta. O prefeito que está aí gastou milhões para pintar a cidade e agora vai ter que gastar outros tantos milhões para ‘despintar’. Isso é inadmissível. Menos tinta e mais saúde. É disso que Manaus precisa”, afirmou o pré-candidato.
Coroado
No bairro Coroado, Maristela Batista, uma moradora de 33 anos, expressou sua frustração com a falta de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na região. Ela destacou as dificuldades enfrentadas pelos moradores para conseguir atendimento médico.
“A gente precisa ir pra fila pegar uma senha ainda de madrugada se quiser atendimento. Muitas vezes, o médico atende, pede exames e a gente não consegue retornar porque não tem como fazer particular e no público demora. O ideal é que tivesse tudo em um só lugar e essa proposta do Roberto Cidade das UPAs é muito boa. Para nós que precisamos é um sonho”, disse Maristela.
Roberto Cidade se comprometeu a implantar 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em todas as zonas de Manaus ao longo de quatro anos. As unidades oferecerão consultas médicas, exames básicos e dispensarão medicamentos.
Zumbi
No bairro Zumbi, a maior queixa foi a falta de creches. Franciele Lima, mãe de três crianças, relatou sua dificuldade em conseguir vagas para seus filhos.
“Inventaram de fazer sorteio de vagas e quem não tem sorte fica como? É como jogar na loteria isso. É cruel com as crianças, com as famílias. Isso, pra mim, é uma demonstração da falta de carinho, atenção e responsabilidade com a população. É muito triste você precisar e não ter como contar com essa ajuda”, desabafou Franciele.
Compromissos de Campanha
Roberto Cidade tem enfatizado seu “tripé de compromissos urgentes” para Manaus, mas também suas prioridades a longo prazo.
“Temos que trabalhar com as urgências sem esquecer as prioridades. Para nós, é urgente reestruturar a saúde, a segurança, com a ampliação e o armamento da Guarda Municipal, e cuidar do social com a criação do Auxílio Municipal Permanente. Mas também iremos priorizar a educação, aumentando o número de vagas em creches. Não dá para enganar a população, prometer 10 mil vagas em creches e, na hora, não ter”, afirmou.
Além da implantação de 12 UPAs, Cidade propõe a criação do Auxílio Municipal Permanente, no valor de R$ 150, para 50 mil famílias e a ampliação da Guarda Municipal para três mil agentes armados ao longo de quatro anos.