Manaus, domingo 7 de dezembro de 2025
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Pré-candidata ao governo, Maria do Carmo propõe convênio para transferência da recuperação da BR-319 ao Estado

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo Partido Liberal, Professora Maria do Carmo, manifestou, nesta terça-feira (12), sua posição sobre o andamento das obras de pavimentação da BR-319, ressaltando a importância de uma abordagem técnica e isenta para o desenvolvimento da rodovia Manaus (AM) – Porto Velho (RO).

“A cada eleição duas pautas voltam com força ao debate no Amazonas e se tornam bandeiras levantadas por deputados e senadores: a Zona Franca e a BR-319. A bola da vez é a pavimentação da rodovia que liga nosso Estado ao restante do país e o recente veto de Lula à emenda que viabilizaria a recuperação da estrada”, disse a pré-candidata, que ironizou a notícia dos vetos do presidente na Lei de Licenciamento Ambiental, incluído o que facilitaria a recuperação da estrada no Amazonas.

“Sério? Você acreditou mesmo que ele [Lula] resolveria a questão? Logo ele, o pai da mentira. Sem falar que, mais uma vez, temos como ministra do Meio Ambiente a própria figura do atraso”, disparou Maria contra Marina Silva.

“Ano que vem a promessa de liberação do asfaltamento da BR-319 vai ser, de novo, renovada com sucesso e não vai faltar pai para o projeto. Aliás, tem um monte de aliado aí do presidente já bancando o salvador da pátria”, continuou.

Para Maria do Carmo falta seriedade, compromisso e força política nas discussões em torno da recuperação da rodovia. “Como o Amazonas vai conseguir ir pra frente se tem gente que faz negócio e ganha dinheiro com o atraso do nosso Estado?”, questionou.

A pré-candidata lembrou que, durante a gestão de Amazonino Mendes como governador, em 1998, o Estado foi responsável pela pavimentação da BR-174, que liga Manaus (AM) a Boa Vista (RR), apesar da estrada ser federal.

“Por que não se faz um convênio para que a recuperação da 319 passe a ser de responsabilidade do governo estadual e não mais do governo federal? Isso não é nenhum absurdo e já foi feito com a BR-174”, pontuou.

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