Manaus, terça-feira 10 de março de 2026
Pesquisar

booked.net

Pré-candidata à deputada Vanda Witoto denuncia violência política de gênero após charge polêmica: ’Não é piada’

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Uma charge envolvendo a líder indígena e pré-candidata à deputada federal Vanda Witoto gerou forte repercussão e críticas nas redes sociais. A ilustração, assinada pelo cartunista Gilmal e divulgada pela editora Jara Comics após a filiação de Witoto ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), mostra a indígena em uma representação considerada sexista diante do senador Eduardo Braga (MDB). Em vídeo divulgado nas redes sociais, na tarde desta terça-feira, 10, Vanda afirmou que o conteúdo configura violência política de gênero, com caráter misógino e racista, e anunciou que pretende encaminhar denúncia aos órgãos competentes.

No desenho, Vanda aparece ajoelhada diante do senador enquanto ele diz a frase “ajoelhou, tem que rezar”. Na imagem, o parlamentar carrega uma bolsa com grãos de milho, em referência a uma prática antiga de punição em que a pessoa é obrigada a se ajoelhar sobre milho seco, um castigo considerado degradante. A representação foi interpretada como ofensiva e desrespeitosa à liderança indígena.

Diante da repercussão, Vanda Witoto publicou um vídeo nas redes sociais em que classificou o episódio como um ato de violência política, misógina e racista. Segundo ela, a representação atinge não apenas sua trajetória política, mas também as mulheres e os povos indígenas.

“Hoje a violência política e de gênero chega ao meu corpo território, nas mulheres e em toda a sociedade do Amazonas de forma covarde, misógina e racista”, afirmou. A líder indígena também destacou que a participação de mulheres na política ainda enfrenta resistência e ataques.

Vanda declarou ainda que a situação será encaminhada aos órgãos competentes. “Violência política não é piada, não é arte, é crime. Estamos encaminhando nossa denúncia e pedimos apoio da sociedade para enfrentar qualquer tipo de violência contra as mulheres”, disse.

A pré-candidata afirmou que continuará atuando politicamente e defendendo a participação feminina nos espaços de decisão. “Seguiremos lutando e sendo voz para todas as mulheres que têm coragem de fazer essa caminhada política”, concluiu.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.