*Da Redação Dia a Dia Notícia
O prazo para matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Manaus foi prorrogado até o dia 28 de fevereiro. A modalidade, oferecida em 65 escolas da rede municipal, tem como objetivo alcançar 10 mil matrículas ainda este ano. A modalidade de ensino é voltada a pessoas a partir de 15 anos que desejam iniciar ou concluir o ensino fundamental. O atendimento é realizado presencialmente nas unidades de ensino que ofertam a modalidade.
Até o momento, cerca de 6 mil estudantes já efetivaram matrícula na EJA. A meta da secretaria é atingir 10 mil inscritos no ano letivo. Em 2025, a modalidade atendeu aproximadamente 7 mil alunos.
A gerente da Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação, Alina Bindá, orienta que os interessados procurem a unidade mais próxima dentro do prazo.
“Ampliamos o período até 28 de fevereiro para garantir que mais pessoas tenham acesso à educação. A EJA é voltada a quem nunca estudou ou precisa concluir o ensino fundamental. Basta comparecer à escola com os documentos e dar início a uma nova etapa de aprendizagem”, afirmou.
Para realizar a matrícula, é necessário apresentar CPF, RG e comprovante de residência em uma das escolas da rede municipal que ofertam a modalidade.
Sobre o EJA
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada a pessoas que não tiveram acesso ou não concluíram a educação básica na idade adequada. Voltada a partir dos 15 anos, permite iniciar ou finalizar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Com metodologia adaptada à realidade de jovens, adultos e idosos, a EJA oferece formação mais flexível e acelerada, possibilitando a retomada dos estudos e ampliando oportunidades de qualificação profissional e inclusão social.
