Search
booked.net
Search
Close this search box.

Prazo da ‘Janela Partidária’ acaba nesta sexta-feira (05); saiba quem são os vereadores que trocaram de partido

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

A Janela Partidária, período em que os vereadores que pretendem disputar a eleição podem mudar de legenda sem o risco de terem os mandatos contestados na  Justiça Eleitoral por infidelidade, está com prazo até a sexta-feira (05). Em Manaus, políticos já anunciaram mudanças para tentar a reeleição ou eleição para 2025.

Foi o caso de Raiff Matos assinou, na noite de sábado (30), a filiação ao Partido Liberal (PL), após deixar o Partido Democracia Cristã (DC). O evento contou com o ex-senador e presidente estadual da legenda, Alfredo Nascimento, e do deputado federal Capitão Alberto Neto.

“Estou muito feliz de estar agora no maior partido do Brasil, a maior bancada de deputados federais e senadores. E eu estou muito feliz em saber que eu vou estar lado a lado de parlamentares que acreditam na mesma ideologia, na mesma forma de fazer política como eu. De poder caminhar ao lado do presidente Bolsonaro”, justificou o vereador Raiff Matos na ocasião.

Raiff Matos. Reprodução: CMM

Já o vereador Ivo Neto anunciou a saída do partido Patriota e filiação ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), ainda em dezembro do ano passado, ele expressou gratidão a presidente nacional do partido, Suêd Haidar, ao presidente estadual, Charles Sampaio, e à presidente do Diretório Municipal do PMB, Denise Lima.

Ivo Neto. Reprodução: CMM

O vereador Roberto Sabino anunciou nesta segunda-feira (1º), que aproveitará a Janela Partidária para deixar o Podemos. Roberto anunciou que ainda está ‘avaliando os partidos.’

“Quero comunicar e deixar registrado que hoje, vossa excelência, assina o recebimento da minha saída do Podemos, quero agradecer o Partido, mas estou comunicando minha desfiliação”, anunciou para o presidente da Câmara Caio André (podemos).

Roberto Sabino. Reprodução: CMM

O vereador Capitão Carpê deixa o Republicanos para se filiar ao Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Carpê, vem de boas performances eleitorais, conquistou 8.538 votos para vereador em 2020 e aumentou sua votação para 21.183 votos em 2022, quando concorreu ao cargo de deputado estadual. Além disso, sua forte presença nas redes sociais, com mais de 200 mil seguidores, o torna um nome influente.

Capitão Carpê. Reprodução: CMM

Do PL ao PSB 

Glória Carrate, vereadora com o mandato mais antigo da Câmara Municipal de Manaus, usou a janela partidária não só para mudar de sigla, mas migrar de uma ideologia para outra. Ela deixou o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), do atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

A parlamentar se junta a Marcelo Serafim na sigla de esquerda e tentará seu oitavo mandato consecutivo.

Sem mudanças

Até o momento, os vereadores  Peixoto (Agir), Sassá da Construção Civil (PT), Thaysa Lippy (PP), Yomara Lins (PRTB), Marcel Alexandre (Avante), Rosivaldo Cordovil (PSDB), Raulzinho (PSDB), Professor Samuel (PL), Marcio Tavares (Republicanos), João Carlos (Republicanos), Gilmar Nascimento (Avante), Everton Assis (União), Dr. Eduardo Assis (Avante), Diego Afonso (União), Dr. Daniel Vasconcelos (Podemos), David Reis (Avante) e Alonso Oliveira (Avante) não deram indicativos de que deixarão seus partidos. A vereadora Professora Jacqueline confirmou que permanecerá no União Brasil, enquanto William Alemão permanece no Cidadania.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.