Search
booked.net
Search
Close this search box.

Praias paradisíacas, gastronomia e carimbó para se apaixonar em Alter do Chão

 

Orla de Alter – Créditos: Décio Yocota – Projeto Conexão Povos da Floresta

 

Voltei a um dos meus paraísos na Terra: Alter do Chão, em Santarém, interior do Pará, e é claro que trouxe novas dicas para vocês!

 

Com minha amiga Ana Carolina, que aproveitou os passeios comigo por Alter

 

Alter ganhou fama mundial depois que a cidade foi eleita como um dos mais belos destinos, entre as praias no Brasil, pelo jornal britânico The Guardian, um dos principais do mundo.

 

Já estive em Alter algumas vezes, sou apaixonada por lá e até escrevi uma coluna com dicas para fazer na cidade, que você pode conferir aqui: https://diaadianoticia.com.br/a-magia-belezas-e-tradicoes-de-alter-do-chao/.

 

Praia do Amor – De uma lado o Majestoso Rio Tapajós e do outro o Lago Verde

 

Dessa vez, fiz passeios novos e vou contar toda essa experiência. Começando pela realização de um sonho, que foi sair sem destino pelo Rio Tapajós em busca de locais paradisíacos. Quem topou a aventura foi minha amiga Ana Carolina, que estava em Alter no mesmo período.

 

Contratamos o guia turístico e barqueiro, o Adriel (93) 99653-0984, mais conhecido como Magnata, e seguimos sem rumo pelo majestoso Rio Tapajós, nos proporcionando uma experiência memorável. Saímos da orla de Alter, passamos pela Praia do Amor e fomos conhecendo várias praias no caminho. Uma experiência incrível. Aliás, Magnata foi sensacional, sempre explicando cada detalhe da viagem e ele ainda oferece uma cesta com várias frutas para você ir se deliciando no passeio.

 

 

Nosso guia turístico de Alter, o famoso Magnata (93) 99653-0984

 

Nosso guia também apresentou locais mais escondidos e que rendem fotos belíssimas, como esse com uma praia pequena no meio da floresta. Entre as praias famosas que conhecemos, indico a Praia da Ponta da Pedra com quiosques rústicos que oferecem o melhor da culinária regional. Porém, é bom se informar antes. Pois, as barracas não funcionam todos os dias. A praia com areia branca e fina, tem esse nome porque, na seca, aparecem umas formações rochosas no meio do rio. Um cenário único e lindo demais! Quem não conseguir ir de barco ou lancha, pode ir de carro.

 

Praia Ponta da Pedra

 

Quiosques na Praia Ponta da Pedra

 

 

Já imaginou passar o dia às margens do Tapajós na Praia Ponta da Pedra?!

 

Depois seguimos para Praia de Carapanari para almoçar em um dos restaurantes mais badalados da Região Norte, a famosa Casa do Saulo Amazônia, do chef paraense e premiado, Saulo Jennings. O local é, literalmente, um acontecimento com praia, restaurante no meio da floresta e ainda tem piscina com vista para o majestoso Tapajós.

 

Casa do Saulo Amazônia

 

Piscina à disposição dos clientes na Casa do Saulo Amazônia

 

Provamos o carro-chefe da casa, o prato “Casa do Saulo”, com pirarucu, molho de castanha e camarão. Em seguida, curtimos a piscina e amamos provar o sorvete de cupuaçu, servido na cuia de tacacá. A dica é ir para curtir o almoço e depois ficar até o fim do dia, aproveitando o ambiente, os animais como os macacos que estão sempre por lá, além do clima amazônico.

 

Prato “Casa de Saulo”

 

Ao retornar para Alter, é claro que paramos para apreciar o pôr do sol na Praia do Amor, a mais tradicional e que fica em frente à cidade. Um espetáculo majestoso, que eu não canso de ver. É tão incrível, que quando o sol, literalmente, baixa e toca o rio, as pessoas se levantam para bater palmas. Afinal, a “golden hour” desse lugar é inesquecível” e merece muitos aplausos!

 

Praia do Amor em frente à orla de Alter do Chão

 

Pôr do Sol na Praia do Amor

 

Quando o sol baixa e toca as águas do Tapajós

 

A última praia que conhecemos também merece muitos aplausos. É a Praia do Pindobal que fica a 9km de Alter, no município de Belterra, onde é possível ir de barco ou de carro numa estrada com trechos de barro. Possui diversos quiosques, que servem o melhor da culinária regional. Os restaurantes colocam essas barracas de palhas, que são móveis. Ou seja, conforme o Tapajós vai descendo, os donos dos quiosques vão alterando a posição das barracas para ficarem cada vez mais próximas  do rio. Passamos uma tarde memorável por lá e ainda assistimos a um belíssimo pôr o sol.

 

Praia do Pindobal

 

Fim do dia na Praia do Pindobal

 

Voltando para cidade, eu super indico você se conectar com as lojas de artesanatos que vendem de tudo um pouco. Sou bem suspeita para falar, porque fiquei apaixonada em todas as lojas que vi. Principalmente, pela variedade de produtos regionais. É sério! Eu fiquei com uma “vergonha real” de não saber de tantos tipos de artesanato que haviam em Alter. O artesanato, a cultura e a música estão muito presentes!

 

Loja de Artesanato Cuiarana Amazônia @cuiarana_amazonia

 

Loja Tapajônica @lojatapajonica

 

Eu não posso finalizar as dicas de Alter do Chão, sem abordar sobre o famoso Carimbó! Afinal, a vila é conhecida por ser o berço dessa grande expressão cultural. É uma dança linda caracterizada por movimentos vigorosos dos pés e das mãos, acompanhados por batidas rítmicas de tambores e instrumentos percussivos. Além disso, as mulheres usam saias enormes, coloridas e rodadas, fazendo um bailado  marcante e muito especial. Existe toda uma tradição a ser seguida, com os mestres e as sereias do carimbó. É uma longa história, que merece uma coluna só para abordar o assunto.

 

Os mestres do Carimbó acompanhando a apresentação da noite

 

Carimbó é uma das principais tradições culturais da Região Norte

 

É uma tradição realizar rodas de Carimbó em Alter, pelo menos, uma vez por semana, onde os turistas podem participar, se divertir, dançar e conhecer um pouco mais desse legado cultural da Região Norte. Quem quiser entrar no clima, pode alugar uma saia rodada e dançar muito ao lado das sereias da noite. Eu amooooo e entrei na brincadeira!

 

Essa era a sereia da noite. Ela é quem convida o público para entrar na dança.

 

Os turistas aproveitando o carimbó

 

Bom, eu poderia passar horas escrevendo sobre Alter. Porque, realmente é uma cidade apaixonante. Inclusive, conversando com as pessoas nas ruas, lojas e restaurantes, conheci algumas que largaram tudo o que tinham para viver em Alter do Chão. Pessoas que se apaixonaram pela beleza, gastronomia, cultura e, principalmente, pela hospitalidade da população local. Um lugar que ainda quero voltar muita vezes. Quem vem comigo? Me conta nos comentários quem já foi o quem tem vontade de conhecer!

 

Por Emanuelle Araújo

Jornalista, especialista em Ciência Política, Marketing Digital, Ecojornalismo e Ensino Superior, com mais de 20 anos de carreira, atuando em veículos de comunicação, assessoria de imprensa e redes sociais. Sou apaixonada por viagens e pela Amazônia! Já fui responsável pela produção de conteúdo das redes sociais de mais de 100 hotéis espalhados pelo Brasil, sempre dando dicas de turismo e destacando destinos incríveis. Na coluna “Turismo do Dia”, mostro informações especiais para quem não dispensa alguns dias de folga, se divertindo e conhecendo novos destinos. Vem “turistar” comigo! Para saber mais, me siga no @turismododia.

 

 

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.