O vereador de Manaus William Alemão (Cidadania) se reuniu na manhã desta quinta-feira (15) com o governador do Amazonas, Wilson Lima e recebeu a garantia de que a Praça do Caranguejo será reaberta hoje, para que os moradores voltem a transitar pelo local, podendo, inclusive, frequentar as áreas de lanchonete e tacacá.
Bares e restaurantes continuarão fechados durante 15 dias e só serão reabertos, após a apresentação de um plano de atuação que deverá ser feito pelos empresários dos referidos estabelecimentos, para o retorno gradativo das atividades no local, conforme acordado na reunião com o governador.
A Praça do Caranguejo ficou totalmente interditada desde o início desta semana, em decorrência de aglomerações e descumprimentos aos protocolos sanitários contra a Covid-19, registrados no último fim de semana.
“O governador continua preocupado com a situação da Covid-19 em nosso estado, mas ficou sensibilizado e irá devolver a praça aos moradores do Eldorado, para que possam caminhar e até fazer a travessia, que estavam impossibilitados de fazer, pelo local estar fechado. Vão voltar o tacacazinho e a lanchonete, mas os restaurantes e bares continuarão fechados, à espera da conversa entre os empresários, para que apresentem o plano”, informou William Alemão.
Nesta quinta-feira (15), o vereador reafirmou o que havia dito esta semana na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que é contrário a qualquer tipo de aglomeração e desrespeito às normas estabelecidas de combate e prevenção ao novo coronavírus, mas a favor do livre acesso das pessoas numa área que é pública, além da manutenção dos empregos naquela localidade.
“Defendi e ainda defendo a flexibilização, tanto para os moradores quanto para os donos de bares, restaurantes e lanches, desde que cumpram o decreto”, afirmou William Alemão, que esteve no Eldorado na noite de segunda-feira (12), ouviu moradores e empresários e puxou uma grande discussão sobre o assunto, no grande expediente de terça-feira (13), na CMM.
Entenda o caso
De acordo com informações do Governo do Amazonas, após receberem diversas denúncias pelo número 190, equipes da Central Integrada de Fiscalização (CIF) se deslocaram para o Eldorado no último sábado (10), e identificaram aglomerações e outras ações que descumprem os protocolos acordados com o setor de bares e restaurantes, para a reabertura com segurança nesse momento de pandemia. Na ocasião, houve o pedido para dispersão na área e uma operação do Detran flagrou 23 pessoas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas.
Na segunda-feira (12), as forças de segurança pública iniciaram o cumprimento da interdição dos estabelecimentos da Praça do Caranguejo.
Reduto tradicional de bares da capital, a localidade recebeu a sanção após flagrantes, no fim de semana, de aglomeração e desrespeito às medidas sanitárias para prevenir a Covid-19. A medida foi determinada pelo governador Wilson Lima e seguirá pelos próximos 15 dias.