*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Praça 14 de Janeiro iniciou as comemorações do aniversário do bairro nessa sexta-feira (13/1), às 19h. A festa se estende ao longo do sábado, data do aniversário, e domingo (15/1). Os shows de comemoração ocorrem nas áreas externa e interna da quadra da escola de samba Vitória-Régia, localizada na rua Emílio Moreira.
A Prefeitura de Manaus por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) apoiará os três dias de evento com serviços de sonorização, iluminação, palco e banheiros químicos.
“O bairro Praça 14 de Janeiro é considerado o ‘berço do samba’ em Manaus e a prefeitura por reconhecer toda a história entra apoiando essa grande festa. Serão três dias de programação com muita música, samba e diversão para toda a comunidade”, disse a diretora-presidente, em exercício, Oreni Braga.
Iniciada já na sexta-feira, a programação conta com dois palcos com atrações como Guto Lima, Uendel Pinheiro, George Japa, Xiado da Xinela, Felipe Sales, Afonso Lima, dentre outras apresentações. O evento é gratuito.
Bairro tradicional
O bairro já foi chamado de 14, Vila Maranhense e praças Fernandes Pimenta, e Portugal. Foi na Praça 14 que surgiu a primeira escola de samba de Manaus chamada Escola Mixta de Samba da Praça 14 de Janeiro, fundada em 1946. Em 1975 houve a criação da verde e rosa: Escola Vitória Régia.
A Praça 14 sempre sediou manifestações afro-brasileiras que, quando da sua fundação, eram presentes também em bairros não mais existentes como a Costa da África, que ficava próximo ao antigo cemitério São José, onde está localizada atualmente a sede do Atlético Rio Negro Clube, na área central da cidade, e também no bairro Cachoeirinha.