Search
booked.net
Search
Close this search box.

‘Possível e seguro’: Inep defende permanência do Enem em janeiro

Foto : Antonio Cruz/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), defendeu a permanência das datas do concurso para os dias 17 e 24 de janeiro, na Justiça Federal de São Paulo. Segundo a entidade, a realização da prova nos dias marcados “é perfeitamente possível e segura”.

Na última sexta-feira (8), a Defensoria Pública da União recorreu à Justiça Federal para tentar adiar a realização do exame, agendado pelo Ministério da Educação (MEC) para este mês. A justificativa do pedido foi a falta de segurança para realizar a atividade avaliativa em meio à evolução da pandemia do coronavírus no país.

O Inep afirmou que o Enem já foi adiado por causa da Covid-19 e que foram adotadas todas as medidas sanitárias para ele ser realizado com segurança, como o uso de máscaras, o distanciamento social, a diminuição da quantidade de pessoas em sala, a higienização dos locais e materiais e o uso de álcool 70% em gel.

De acordo com o instituto, adiar o concurso fragiliza e coloca em risco políticas públicas, como o sistema de cotas e o financiamento estudantil, “instrumentos que por sua vez são chaves para minorar as desigualdades sociais tão alarmantes hoje no nosso país”.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.