Search
booked.net

População pode solicitar serviço de intérpretes de Libras de forma gratuita no AM; saiba como

Foto: Ygson França/Sejusc

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Pessoas com Deficiência (PcDs) podem solicitar os serviços de um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), de forma presencial ou on-line, gratuitamente por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A solicitação pode ser realizada por intermédio do formulário, no endereço eletrônico https://encurtador.com.br/0Mb7d e tem prazo de três dias úteis para confirmação.

O serviço é uma forma de garantir o acesso irrestrito de pessoas surdas, surdocegas e com deficiência auditiva aos serviços públicos e privados do Amazonas, assegurando seus direitos e inclusão na sociedade. Os atendimentos devem ser solicitados com, no mínimo, três dias úteis de antecedência, exceto casos de urgência, como atendimento médico. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

A ação segue como alternativa provisória à implantação das Centrais de Interpretação de Libras (CIL), regidas pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) no Estado.

Segundo a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, a população ainda conta com o auxílio de transporte exclusivo por meio da van PcD para o local da demanda.

“Aquelas pessoas que têm dificuldade de locomoção também podem entrar em contato conosco para solicitar o transporte de ida e volta até o local de atendimento. Nosso foco é assegurar que essa PcD consiga ter acesso a todos os procedimentos necessários e consiga sair do local satisfeito com o serviço”, comentou a secretária.

De acordo com a intérprete de Libras Caroline Sena, a Sejusc é um dos únicos lugares em todo o estado que dispõe das atividades de interpretação presencialmente ou à distância de forma gratuita para a população.

“Esse é um serviço muito importante para a comunidade, pois oferta um atendimento tanto presencial quanto online, além de também disponibilizar o transporte especializado quando necessário. O canal se torna a principal fonte de acessibilidade para essas pessoas”, explicou.

Experiência

No caso do surdo Rodney Ramos, de 47 anos, o serviço auxiliou na comunicação e resolução de seu problema trabalhista junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Industriário venezuelano, porém sem trabalhar desde junho devido a problemas médicos, ele precisou da interpretação no atendimento para requerer seus documentos e conseguir o processo de repasse do seu salário.

“A minha situação vem há um ano já, devido problema de saúde, de não conseguir meu documento do INSS e com essa ajuda tirou um grande ‘peso das minhas costas’ e agora estou aliviado, pois antes a comunicação era horrível, eu não conseguia entender o que estava acontecendo e agora sim eu consegui resolver. Muito obrigada por tudo”, frisou, em Libras, o beneficiário.

SePcD

A Secretaria Executiva de Direitos da Pessoa com Deficiência (SePcD) da Sejusc, dispõe ainda de serviços de cidadania e direitos humanos para as PcD, como a emissão das carteiras de identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD), do Transtorno do Espectro Austista (Ciptea) e o Passe Legal.

Os atendimentos ocorrem no Centro Estadual de Cuidados para Idosos e Pessoas com Deficiência (CECIPcD) – na rua Marquês de Quixeramobim, nº 210, conjunto Parque das Laranjeiras, bairro Flores – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Lei Estadual 6.254/2023

Dispõe sobre o atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por profissional tradutor, guia-intérprete e intérprete de Libras nas repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e agências bancárias.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.