*Lucas dos Santos – Especial para Dia a Dia Notícia
O vereador de Manaus João Paulo Janjão (Agir) e o prefeito de Parintins, Mateus Assayag (PSD), foram alvos de críticas durante suas tentativas de entregar o famoso pescado para o fim de semana de Páscoa nos municípios. Em Manaus, Janjão recebeu reclamações de não cumprir a distribuição e entregar peixes pequenos como jaraqui em vez do tradicional tambaqui.
A ação do parlamentar aconteceu no bairro Compensa, zona oeste da capital. Segundo a população, Janjão prometeu toneladas de peixe, provocando uma aglomeração desde as 11h da manhã. Segundo uma moradora, perto das 18 horas, foram distribuídas somente 125 fichas.
“Então, aquele monte de gente que estava desde 11 horas no sol quente foi enganado. Ele [Janjão] saiu escoltado daqui porque a população queria linchar ele”, disse a moradora.
Nas redes sociais, o vereador afirmou que não prometeu dar peixe para a multidão e que foi alvo de uma armação de “pessoas usando pessoas para se promover ou derrubar outras pessoas”.
“Hora nenhuma eu fiz vídeo ou postei em Whatsapp, Facebook ou Instagram para dizer que eu daria peixe para a multidão. Pelo contrário, eu avisei a minha equipe que eu ajudaria as pessoas que trabalharam comigo na campanha, porque foi o que eu consegui de peixe. Algumas lideranças da Compensa, a igreja do apóstolo Marcelo, o projeto do Alexandre na quadra de Elvira, e uma pessoa maldosa espalhou em vários lugares querendo me prejudicar”, disse.
Feirão do Pescado começa nesta quarta-feira (16) e deve movimentar mais de 100 toneladas de peixes na Semana Santa
Peixe no Prato Solidário: governador Wilson Lima entrega mais de 300 toneladas de pescado para instituições
Em Parintins, algumas pessoas relataram que peixes podres foram distribuídos durante a entrega de pescado pelo prefeito Mateus Assayag. Em vídeo, um morador afirma que o peixe estava “soltando a costela, vê se pelo menos os cachorros aqui de casa vão comer”. Outra moradora chamou o fato de “um descaso com a nossa saúde. Esperamos o peixe para nossa ceia de Páscoa e recebemos isso”.
A prática de entrega do pescado já virou tradição no estado e é muito lembrada pela figura do falecido prefeito de Manaus e governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho, que dava peixe para as famílias mais necessitadas na Semana Santa em uma sacola contendo sua foto estampada. A entrega ocorria no estádio Vivaldo Lima, o Vivaldão, atual Arena da Amazônia.