*Da Redação Dia a Dia Notícia
Políticos da Região Norte se manifestaram, nesse sábado (3), sobre o ataque dos Estados Unidos à Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro. Entre os que se pronunciaram estão o deputado federal Alberto Neto; os deputados estaduais Delegado Péricles e Débora Menezes; os vereadores Capitão Carpê e Coronel Rosses; a professora Maria do Carmo; o governador do Amazonas, Wilson Lima; o ex-deputado Marcelo Ramos; o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique; o governador do Pará, Helder Barbalho; além do coronel Menezes.
A deputada estadual Débora Menezes mencionou o presidente Lula ao comentar a captura de Maduro. Segundo ela, o dia marca um novo momento para a Venezuela.
“Hoje, 3 de janeiro de 2026, é um dia histórico para a Venezuela e para a liberdade na América Latina! Após anos de tirania, repressão e crise humanitária, o ditador Nicolás Maduro foi capturado em uma espetacular operação militar dos EUA e removido do país junto com sua esposa. O povo venezuelano sofreu demais com fome, migração forçada e perda de direitos. Agora, abre-se uma nova era de esperança, democracia e reconstrução. Que venha a verdadeira liberdade.”
O deputado federal Alberto Neto compartilhou uma imagem de Maduro detido e fez uma declaração direta.
“Que todos os ditadores da América Latina, sejam eles presidentes ou juízes, tenham o mesmo destino”.
O coronel Menezes também publicou a imagem e afirmou que a ação dos Estados Unidos terá repercussões no Brasil.
“O narcoditador Nicolas Maduro, amiguinho íntimo de Lula, foi algemado e preso nesta madrugada por forças especiais americanas. É o fim de um rato, um crápula que se apoderou de um país rico e próspero e o deixou pobre, miserável e entregue ao tráfico de cocaína. Que Maduro apodreça na prisão, mas que também revele a todos a podridão dos seus cúmplices e comparsas. A esquerda no Brasil deve estar se tremendo neste momento e muitas revelações virão”.
O vereador Capitão Carpê divulgou um vídeo dos ataques das tropas americanas contra a Venezuela e comentou a ofensiva militar.
“Governo americano faz ‘amanhecer’ à noite na Venezuela com bombardeio. Depois de muita gracinha e dança de Maduro debochando dos EUA, o recado agora foi claro: os dias da sua ditadura socialista estão contados”.
O deputado estadual Delegado Péricles também se manifestou nas redes sociais, destacando o sofrimento do povo venezuelano.
“Ditador capturado. Por todos os venezuelanos que foram oprimidos, presos ou obrigados a sair do seu país. Para os esquerdistas que estão revoltadinhos, agora é a hora de pegarem nas armas e irem a Venezuela lutar pelo ‘socialismo”.
Para o vereador Coronel Rosses, 0 regime venezuelano chegou ao fim e a queda da ditadura representa a retomada da liberdade. Ele também afirmou que o novo cenário pode abrir oportunidades econômicas para o Brasil e, especialmente, para o Amazonas.
“A ditadura na Venezuela acabou. Toda a ditadura cai um dia, e quando cai, a liberdade volta a respirar”, afirmou.
A pré-candidata ao governo do Amazonas, professora Maria do Carmo também público um vídeo em sua redes comentando.
“Durante anos, muita gente fingiu não ver o que acontecia na Venezuela. Chamaram de exagero ou disputa ideológica, enquanto milhões de pessoas fugiam para sobreviver. Famílias atravessaram fronteiras com filhos no colo porque um presidente decidiu que se manter no poder era mais importante do que o próprio povo”, afirmou.
O governador do Amazonas Wilson Lima também se pronunciou nas suas redes sociais:
“A Venezuela vive um momento de esperança diante das ações dos EUA em responsabilizar um regime que, há anos, oprime seu povo. Aqui no Amazonas, acolhemos milhares de venezuelanos que fugiram da fome, da violência e da falta de liberdade — e hoje vemos neles a expectativa de dias melhores para seu país. Desejo que a Venezuela e nossos irmãos venezuelanos possam rapidamente voltar a viver em uma democracia com liberdade, respeito aos direitos humanos e prosperidade,” disse o governador.
Além dos políticos do Amazonas, governador do Pará Helder Barbalho e governador de Roraima Arthur Henrique também comentaram sobre o caso da captura de Nicolás Maduro.
“A América do Sul vive um retrocesso histórico no dia de hoje. Demoramos, como civilização, séculos para construir um arcabouço chamado direito internacional, cuja premissa é a autodeterminação dos povos e o multilateralismo. A permanência inadmissível de Nicolás Maduro – e sobretudo sua última ratificação autoritária no poder – levantou todos os piores sinais de aversão e repulsa daqueles que cultuam a democracia plena na Venezuela e no mundo.
Que Maduro não deveria nem poderia mais permanecer, como ditador, não há dúvida. A questão não é essa. A questão é se os fins justificam os meios e se somos na América Latina meras colônias como quando os primeiros europeus chegaram por aqui.A resposta é não!
Quando uma potência estrangeira – qualquer uma! – captura e sequestra o chefe de Estado de um país soberano estamos diante de uma agressão à toda ordem internacional”, disse o governador do Pará, Helder Barbalho.
Ver essa foto no Instagram
