Search
booked.net
Search
Close this search box.

Políticos criticam declarações de Luciano Huck sobre Zona Franca de Manaus

O presidenciável Luciano Huck declarou que ao invés de produzir “tanque de motocicleta”, geladeira e telefone, o Polo Industrial de Manaus deveria produzir tecido, perfume, cosmético, com insumos da Floresta Amazônica

Nesta terça-feira, dia 04, parlamentares de Manaus se manifestação contra as declarações do apresentador da TV Glob, Luciano Huck, durante entrevista concedida ao sócio sênior do BTG Pactual, André Esteves, após falar sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM), na última segunda-feira, dia 3. O apresentador teria afirmado que “é preciso mudar o foco” da Zona Franca de Manaus (ZFM), em referência aos polos de duas rodas e de eletroeletrônicos, para investir em biotecnologia.

Mostrando pouco conhecimento sobre o modelo, Luciano sugeriu que, ao invés geladeira, telefone e “tanque de motocicleta”, a Zona Franca de Manaus poderia produzir tecido, perfume, cosméticos, com insumos da floresta amazônica.

O deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos) repudiou as declarações de Luciano. “O mundo inteiro quer consumir insumos da floresta, é tecido, perfume, cosmético e a gente ainda tem um modelo na Amazônia de isenção fiscal pra produzir geladeira, telefone, tanque de gasolina de motocicleta. Porque a gente não usa toda essa potência que a Zona Franca tem, que é importante para região, mas muda o foco”, disse o apresentador durante a live.

O parlamentar repercutiu o assunto na tribuna e ressaltou que a cadeia produtiva do polo de duas rodas do Amazonas é a mais adensada de todas. Fraxe destacou, ainda, que 93% de uma motocicleta é fabricada na ZFM. “O Amazonas não precisa substituir nenhum meio de produção existente hoje, nós precisamos agregar outros. A ideia do apresentador de utilizar a biotecnologia é muito bem-vinda, mas sem abrir mão do que já temos”, acrescentou.

O deputado lembrou, ainda, que 97% da Amazônia Brasileira estão preservadas por conta do modelo econômico existente na região. “O nosso modelo é um modelo de sucesso, é preservacionista. Não é à toa que, neste momento de pandemia, os primeiros sinais de recuperação estão saindo do Polo Industrial de Manaus com toda a sua pujança”, finalizou.

Na Câmara Municipal de Manaus, o vereador Amauri Colares (Republicanos) também teceu críticas. “Cidadão que não é daqui, não conhece nossa região, talvez nunca visitou o distrito industrial para saber a importância da ZFM. Ela não é só uma zona franca do Amazonas, ela é de todo o Brasil. Não podemos permitir que um “caboco” lá de São Paulo venha desfazer da nossa cidade, do nosso Estado, principalmente do nosso parque industrial”, repudiou o parlamentar.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.