*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Seis agentes da Polícia Militar (PM) tiveram as prisões decretadas por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas no município de Tefé, localizado no interior do Amazonas. Durante uma operação no dia 23 de novembro, na lancha Ágatha Fernandes, foram apreendidas duas malas com entorpecentes, em posse de uma mulher, 42, e de um adolescente, 16, que teria sido contratada e encoberta pelos militares.
A Justiça decretou a prisão após as investigações da ação conjunta entre Polícia Civil e PM. Na ocasião, a suspeita a revelou que trabalhava para policiais do município de Japurá (a 744 quilômetros a noroeste de Manaus) para efetuar o transporte das drogas até Tefé (a 523 quilômetros a oeste de Manaus) e que estes a protegeriam de operações, pois o material passaria por outros militares.
O juiz André Luiz Muquy, titular da 1.ª Vara da Comarca de Tefé, decretou a prisão preventiva de três policiais militares na audiência de custódia no dia 29 de novembro, em consonância com o parecer do Ministério Público. Para o magistrado, após mais apurações junto ao Comando da Polícia Militar, podem se observar o envolvimento de mais três agentes no esquema de cobertura ao tráfico, extorsão de traficantes e garimpeiros de Japurá.
“Tais fatos ensejaram a decretação da prisão de mais três policiais militares e a expedição de mandado de busca, sendo apreendidos celulares, computadores e outras fontes de armazenamento”, afirmou o Muquy.
Após as informações sobre a cobertura e proteção ao tráfico, a Polícia Civil pediu a prisão dos envolvidos, que também estariam auxiliando no pouso e decolagem de aeronaves contendo entorpecentes, além de fazer a segurança dos bandidos. Eles também teriam feito apreensão de drogas e apropriação do material, com cobrança, em média, de R$ 300 mil para permitir a passagem de aviões fretados sem fiscalização.