*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Uma ação da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) resultou na apreensão de 55 barras de ouro, avaliadas em cerca de R$ 30 milhões, na noite dessa quarta-feira (29), em Manaus. O material foi encontrado dentro de uma casa localizada na rua Michel Fokine, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital. Na operação, seis homens foram presos, entre eles três integrantes das forças de segurança pública.
Os detidos são o investigador da Polícia Civil do Amazonas, Felipe Pinto Ferreira, de 45 anos, e os cabos da Polícia Militar, Antônio Temilson de Souza Aguiar, de 40, e Gilson Luna de Farias, de 37. Segundo informações da corporação, o trio é suspeito de envolvimento em um esquema de desvio e comércio ilegal de minério, que está sendo investigado sob sigilo pela Polícia Federal (PF).
Durante a ação, os policiais da Rocam encontraram quatro pessoas mantidas em cárcere privado dentro do imóvel. Elas seriam as responsáveis pelo ouro apreendido e estariam sendo vítimas de extorsão mediante sequestro praticada pelos suspeitos.
Além das barras de ouro, os agentes apreenderam quatro pistolas, uma metralhadora, munições, coletes balísticos, veículos, dinheiro em espécie e aparelhos celulares. Todo o material e os presos foram encaminhados para a sede da Polícia Federal, onde o caso segue em investigação.
A apreensão é considerada uma das maiores já registradas no Amazonas envolvendo ouro de origem suspeita e participação de agentes de segurança em atividades criminosas.