Policiais militares do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), e da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPcães), apreenderam, nessa segunda-feira, dia 28, em diferentes ocorrências, cerca de 251 metros cúbicos de madeira serrada e 3.600 botijas de gás de cozinha vazias. As cargas irregulares estavam dispostas em balsas com empurradores ancoradas na orla fluvial de Manaus.
As apreensões ocorreram em ação integrada com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e a Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), dentro da Operação “Hórus”.
As equipes realizavam patrulhamento de segurança e prevenção contra crimes ambientais na orla da capital amazonense e encontraram as duas balsas durante vistoria de embarcações. Por volta do meio-dia, encontraram o carregamento de madeiras de origem florestal, sendo que o responsável pela embarcação não apresentou os documentos legais do produto. A carga foi apreendida e apresentada, juntamente com o responsável pela balsa e o motor empurrador, no 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Também no 1º DIP foram entregues as botijas de gás de cozinha, que foram encontradas mais tarde, às 19h, em outra embarcação. As botijas, consideradas invólucros de alto risco, estavam, em desacordo com a legislação ambiental, numa balsa com empurrador. O responsável pela carga e pela embarcação, conscientizado da irregularidade, também foi encaminhado à unidade policial.