Dois homens foram detidos nessa segunda-feira, dia 05, por danos ambientais. Segundo a polícia militar, os suspeitos estavam extraindo ilegalmente uma grande quantidade de barro em um terreno localizado na AM-070, sentido Iranduba/Manaus.
De acordo com a equipe, durante o patrulhamento de rotina, os militares avistaram duas caçambas carregadas de barro. Ao entrar no terreno, os policiais encontraram uma retroescavadeira retirando o barro de uma área visivelmente explorada.
O proprietário do sítio foi abordado e declarou aos policiais que retirava o barro sem autorização de qualquer um dos órgãos de proteção ambiental. O proprietário e o operador da retroescavadeira foram levados para Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) para as providências relacionadas ao caso.
Crime ambiental
O CPAmb/BPAmb orienta a população que impedir ou dificultar regeneração natural de florestas, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores sem licença e autorização dos órgãos ambientais competentes, contrariando as normas legais e regulamentares, constitui crime ambiental e seus autores estão sujeitos aos rigores da Legislação Ambiental.