Search
booked.net
Search
Close this search box.

Polícia investiga crime ambiental e intoxicação causada por lançamento de agrotóxicos em Apuí (AM)

Foto: Divulgação/PC-AM
*Da Redação Dia a Dia Notícia

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) iniciou nesta terça-feira (22/02) as investigações para apurar responsabilidades sobre um possível crime ambiental, intoxicação humana e danos materiais provocados por agrotóxicos lançado de um avião. O caso ocorreu no município de Apuí, a 453 km de Manaus.

Segundo o delegado Francisco Rocha, titular da 71º Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Apuí, o fato atingiu pelo menos dez pequenos produtores no setor Coruja das estradas vicinais Mineira (a 21 quilômetros da sede do município) e Raulino (a 25 quilômetros).

Naquele mesmo dia, em parceria com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Polícia Federal (PF), o delegado coordenou uma averiguação nos locais atingidos pela substância. Nessa ocasião, foram coletadas amostras de plantas perenes e de longo cultivo que estavam com suas folhas em processo de secagem.

“O objetivo da diligência foi colher os vegetais afetados para enviar a perícia técnica e verificar se o agrotóxico estava licenciado pelos órgão de controle da União, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de averiguar as colônias que foram afetadas”, informou o delegado.

A autoridade policial relatou que um produtor rural do local afirmou que percebeu a ausência de aves que se alimentavam dos frutos no pomar, bem como de borboletas e abelhas. Dias depois, o produtor começou a ver a folhagem de seu cafezal orgânico amarelando. Outra produtora disse que perdeu mudas de eucalipto, plantação de abóboras e gergelim.

“Foram prejudicados plantios de café orgânico, banana, laranja, limoeiros, mandiocas e hortaliças, além de mudas de eucaliptos”, disse Rocha.

Em depoimento, o piloto da aeronave afirmou que arcará com os custos da reparação dos danos causados. Já o contratante do serviço tentou fugir das responsabilidades. Foi instaurado inquérito para apurar os fatos.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.