*Da Redação Dia a Dia Notícia
A prisão de um homem colombiano suspeito de integrar uma organização criminosa no Amazonas foi confirmada no último sábado (2) pela Polícia Federal, por meio de uma operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco-AM). O investigado, que ainda não teve a identidade divulgada, é apontado como responsável por atuar na lavagem de dinheiro do grupo criminoso e teria permanecido por mais de um ano na Colômbia, utilizando identidades falsas e realizando procedimentos estéticos para dificultar seu reconhecimento.
O homem atuava na parte de lavagem de dinheiro e permaneceu por mais de um ano na Colômbia, utilizando identidades falsas e se submetendo a procedimentos estéticos com o objetivo de dificultar seu reconhecimento.
O investigado foi alvo da Operação Xeque-Mate, deflagrada pela Ficco/AM em outubro de 2024, cujo principal objetivo foi desarticular a estrutura de liderança da organização criminosa. O homem usava empresas de fachada no setor de marketing, sem atividade real e recorria a criptomoedas e fintechs para esconder a origem ilegal dos valores.
Segundo autoridades, será solicitado o pedido de extradição do investigado para o Brasil, onde deverá responder pelos crimes apurados.
