*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um homem de 71 anos foi preso em flagrante, nessa terça-feira (6), em Carauari, município do Amazonas, suspeito de submeter os próprios filhos, de 12, 14 e 16 anos, a uma rotina de maus-tratos e abandono em condições insalubres. A prisão foi efetuada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 65ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), após intervenção do Conselho Tutelar na residência da família.
De acordo com a delegada Renata Viana, o caso chegou ao conhecimento da unidade policial após o Conselho Tutelar realizar uma nova visita à residência do suspeito, onde constatou que o local se encontrava em condições insalubres, sem qualquer higiene, configurando situação de flagrante.
“O Conselho Tutelar e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) já acompanhavam essa família em razão de diversas denúncias de maus-tratos praticados pelo autor contra os filhos. Diante da constatação da situação, fomos acionados imediatamente”, explicou a delegada.
Segundo a delegada, por diversas vezes o Conselho Tutelar e o Creas tentaram intervir, realizando visitas e orientações, porém sem êxito, uma vez que o homem não cumpria as determinações estabelecidas pelos órgãos de proteção.
Ainda conforme a delegada, havia informações de que o adolescente não tomava banho regularmente e, quando o fazia, utilizava uma vala em frente à residência.
“Durante a visita realizada na terça-feira, foi verificado que o adolescente com deficiência intelectual estava sem banho, vestindo roupas sujas de urina e dormindo no chão, sobre um pedaço de almofada totalmente sujo”, contou a delegada.
No imóvel, também funcionava um bar de forma irregular, onde diariamente ocorria grande aglomeração de pessoas embriagadas, expondo as vítimas a risco constante.
“Além do flagrante por maus-tratos, foi instaurado outro procedimento para apurar o crime de estupro de vulnerável do adolescente, supostamente praticado por um dos frequentadores do bar irregular”, finalizou a delegada.
Medidas Legais
O homem responderá por maus-tratos. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
*Com informação da assessoria
