*Exclusivo da Redação do Dia a Dia Notícia
Três candidatos disputam o cargo de prefeito na cidade de Parintins, lar dos bumbás Garantido e Caprichoso. Dois nomes polarizam a preferência do eleitor: a vereadora Brena Dianná (União) e o vereador Mateus Assayag (PSD). O pleito conta ainda com a presença de Michele Valadares (Novo), ex-primeira-dama do município.
Brena Dianná é apoiada pelo governador Wilson Lima (União) e lidera as intenções de voto nas últimas pesquisas. Franca opositora do prefeito Bi Garcia (PSD), a ex-rainha do folclore do Caprichoso tem como companheiro de chapa o vereador Massilon Cursino (PSB). A dupla representa a chapa União por Parintins, formada por União Brasil, Partido Socialista Brasileiro (PSB), Progressistas (PP), Partido Renovação Democrática (PRD), Democracia Cristã (DC), Mobilização Nacional (Mobiliza) e Agir.
O vereador Mateus Assayag é o candidato de Bi Garcia e está na segunda colocação das pesquisas. Além do apoio do prefeito, o parlamentar conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve mais de 80% dos votos na cidade, dos senadores Omar Aziz (PSD), Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB), e os deputados Silas Câmara (Republicanos) e Capitão Alberto Neto (PL).
Ao lado da vereadora Vanessa Gonçalves (MDB), representa a coligação Parintins em Primeiro Lugar, composta por Partido Social Democrático (PSD), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Republicanos, Partido Democrático Trabalhista (PDT), Podemos, Partido Liberal (PL), Avante e as federações Brasil da Esperança – formada por Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV) – e a do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) com o Cidadania.
A última candidata é Michele Valadares, ex-mulher de Bi Garcia, que concorre isoladamente pelo Partido Novo (Novo). Seu vice é o pastor evangélico Alfredo Felix (Novo).