*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Uma ação rápida e eficiente de uma equipe do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) da Polícia Militar do Amazonas, na tarde desse domingo (17), salvou a vida de Maria Eduarda Alfaia Cunha, de 9 anos, vítima de afogamento em Manaus. A criança foi resgatada após ser levada desacordada e sem sinais vitais ao posto de policiamento rodoviário, localizado na BR-174, na zona Norte da capital.
O incidente ocorreu no Balneário Vivenda das Palmeiras, onde Maria Eduarda estava se divertindo com seus pais. Durante o banho de rio, a menina sofreu um afogamento e, ao ser retirada da água, já estava sem batimentos cardíacos e sem respiração. O pai da criança, Mailson Alfaia, em estado de desespero, rapidamente a transportou até o Posto de Policiamento Rodoviário (PPR 01), onde a equipe da Polícia Militar estava realizando uma fiscalização de trânsito no momento.
Ao avistar a criança desacordada, o tenente Osvaldo, que estava no local, iniciou imediatamente as manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), com o auxílio dos outros membros da equipe, o subtenente Cleiton Silva e os cabos J. Castro e M. Bruno. As manobras de reanimação foram cruciais para a recuperação da menina, que começou a respirar novamente e teve os batimentos cardíacos restabelecidos.
Após os primeiros socorros, Maria Eduarda foi rapidamente conduzida à Unidade de Pronto Atendimento Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, no bairro Colônia Terra Nova, na zona Norte de Manaus. Ela foi recebida pela equipe médica, que continuou o atendimento emergencial. Felizmente, devido à agilidade e eficiência das manobras de RCP realizadas pela equipe policial, a menina se recuperou e está fora de perigo.
A família de Maria Eduarda expressou sua gratidão pela rapidez e competência da equipe policial, que foi essencial para salvar a vida da criança.