*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Uma operação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), resultou na prisão de cinco pessoas envolvidas em um esquema de cobranças abusivas de estacionamento em vias públicas de Manaus. A ação policial, realizada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) na zona Centro-Oeste da capital, também revelou a participação de um oficial da PMAM, que estava lotado na Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
De acordo com a SSP-AM, o esquema vinha sendo monitorado desde o início deste ano, após o recebimento de denúncias anônimas. As informações levantadas pela inteligência policial culminaram na operação que efetuou as prisões dos cinco indivíduos no local da prática ilegal.
A Polícia Militar do Amazonas informou que sua Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para investigar a conduta do policial envolvido e apurar a possível ocorrência de crime militar. A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) também declarou estar prestando apoio integral às investigações.
Em nota, o Governo do Estado do Amazonas enfatizou que não tolera qualquer comportamento de seus agentes que viole os princípios éticos e legais que norteiam a administração pública. O governo reafirmou seu compromisso com a transparência, a legalidade e o respeito à função pública.
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas assegurou que as ações de combate a crimes relacionados a estacionamentos irregulares em áreas públicas de Manaus terão continuidade.