Search
booked.net
Search
Close this search box.

Plínio Valério sai em defesa de emissora investigada por fake news e incitação a atos golpistas

Foto: Reprodução
*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia

O senador amazonense Plínio Valério (PSDB) criticou, em pronunciamento no plenário do Senado nesta terça-feira (7/3), a campanha do grupo Sleeping Giants Brasil para que empresas privadas deixem de patrocinar os canais da Jovem Pan. O parlamentar considera a campanha como “intimidação” e afirmou que associações de rádio, televisão e imprensa se manifestaram contra esse tipo de campanha. A Jovem Pan atualmente é alvo de um inquérito do Ministério Público Federal que apura divulgação de notícias falsas e incitação aos atos golpistas que culminaram nos ataques em Brasília em 8 de janeiro.

“Por meio das redes sociais, os perfis de empresas são marcados para que deixem de anunciar em determinadas emissoras de radiodifusão, inclusive a Jovem Pan, sob pena de serem constrangidas e expostas para a sociedade até o atendimento de suas demandas”, explicou

Plínio Valério afirmou que embora a iniciativa seja apontada como algo “surgido naturalmente na sociedade civil”, ela possui uma movimentação puramente política de forma oculta. O parlamentar também registrou nota publicada pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), formada por empresas privadas para defender os interesses de seus proprietários, que informou estar acompanhando com preocupação as reiteradas campanhas de boicote promovidas pelo movimento.

MPF instaura inquérito contra a Jovem Pan por divulgar notícias falsas e incitar atos antidemocráticos
AGU cobra R$ 100 milhões de financiadores de atos golpistas em Brasília

Recentemente, uma matéria publicada pelo portal investigativo The Intercept Brasil mostrou que a Jovem Pan teve prejuízo de R$ 837.747,28 em perdas de contratos desde o início da campanha #DesmonetizaJovemPan, capitaneada pelo Sleeping Giants Brasil.

“Ano passado, cinco pessoas morreram após terroristas invadirem o Capitólio para atacar a eleição. Recentemente, Brasília mostrou que seremos reféns de um novo Capitólio enquanto a Jovem Pan lucrar com discursos golpistas. Nos ajude a salvar a democracia”, divulgou o movimento na campanha.

O dano financeiro fez a emissora ingressar na Justiça do Estado de São Paulo contra o movimento, acusando-os de realizar perseguição e campanha difamatória. Até o momento, o pedido para que a campanha seja suspensa foi negado por duas instâncias da Justiça paulista, mas foram autorizadas diligências para verificar se haveria financiamento suspeito na campanha.

O caso agora deve chegar ao Supremo Tribunal Federal. Na casa, questões relativas aos inquéritos das fake news estão sob a alçada do ministro Alexandre de Moraes.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.