Search
booked.net
Search
Close this search box.

Plínio Valério foi o único parlamentar do AM a votar contra cotas na educação

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O senador Plínio Valério foi o único parlamentar do Amazonas a votar para o fim das cotas raciais e para pessoas com deficiência no ensino federal. Um projeto de lei (nº 5.384/2020), de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS), que moderniza a lei de cotas elaborada em 2012, foi aprovado na última terça-feira (24), no Senado.

Plínio Valério, entretanto, votou a favor de apreciar uma emenda do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) que mudava totalmente o texto.

Por 46 a 24, foi rejeitado o requerimento de Carlos Portinho (PL-RJ) para que tivesse preferência na votação a emenda apresentada pelo filho ex-presidente Jair Bolsonaro.

A emenda estabelecia cotas nas instituições federais de ensino superior e técnico de nível médio apenas para estudantes oriundos de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, mantendo o percentual de 50% das vagas, mas retirando a exigência de que os estudantes tenham cursado integralmente o ensino em escola pública.

O texto alternativo também eliminava a reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. No entanto, parlamentares que votaram a favor do texto saíram derrotados.

Entre as mudanças aprovadas, candidatos cotistas passam a concorrer também em vagas gerais. Dessa maneira, disputando as vagas reservadas apenas quando não conseguirem nota suficiente na lista de ampla concorrência.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.