*Da Redação Dia a Dia Notícia
O ano de 2025 foi confirmado como o terceiro mais quente já registrado no planeta, segundo dados divulgados na última terça-feira, 13, pelo Copernicus Climate Change Service, observatório climático da União Europeia. O relatório global de 2025 revela que a temperatura média atingiu 14,97 °C, ficando 1,47 °C acima dos níveis pré-industriais, o resultado foi apenas 0,01 °C abaixo de 2023 e 0,13 °C inferior a 2024, que permanece como o ano mais quente da série histórica.
O relatório da Copernicus mostraram que os últimos 11 anos foram os 11 mais quentes da história, reforçando uma tendência clara e contínua de aquecimento global. Em 2025, quase todos os meses do ano ficara, acima da média observada antes de 2023 e Janeiro foi o mais quente já registrado para o mês.
“Este relatório confirma que a Europa e o mundo vivem a década mais quente já registrada. Preparação e prevenção ainda são possíveis, mas apenas se a ação for guiada por evidências científicas robustas”, afirmou Florian Pappenberger, diretor-geral do European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF).
O limite de 1,5 °C representa a meta mais rigorosa estabelecida pelo Acordo de Paris, firmado em 2015, com o objetivo de evitar os efeitos mais extremos das mudanças climáticas no planeta. Especialistas ressaltam, no entanto, que esse patamar se refere a um aquecimento médio de longo prazo, e não a variações registradas em períodos isolados. Ainda assim, os dados mais recentes acendem um alerta, ao indicar que a Terra avança de forma acelerada e acima do esperado em direção a esse limite crítico.
