*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Placar no STF está em 2 a 1 pela condenação de Jair Bolsonaro e sete réus da trama golpista. A maioria será atingida com três votos. Ainda restam os posicionamentos de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Até esta quarta-feira (10), Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram pela condenação dos envolvidos. Luiz Fux votou a favor da absolvição do ex-presidente e dos demais sete réus. Ainda restam os votos de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
Bolsonaro vai ser preso se for condenado?
Caso sejam condenados, Bolsonaro e os demais réus poderão apresentar na própria Primeira Turma, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux, os chamados embargos de declaração, tipo de recurso utilizado para esclarecer pontos de uma decisão. Esse instrumento não costuma reverter o resultado de um julgamento.
A depender do placar do julgamento, pode ocorrer uma segunda possibilidade de recurso, os embargos infringentes, que levariam a discussão para o plenário do STF. Eles só podem ser apresentados, no entanto, quando ocorrem dois votos pela absolvição do réu, o que é visto por aliados de Bolsonaro como cenário improvável de se concretizar.
Quantos dias vai durar o julgamento de Bolsonaro no STF?
Na primeira semana, as falas da Procuradoria-Geral da República (PGR) e dos advogados dos oito réus ocuparam as sessões iniciais do processo, nos dias 2 e 3 de setembro. Após o ministro Alexandre de Moraes pedir sessões extras, há ainda quatro dias reservados para o julgamento, em sete sessões.
Datas e horários do julgamento de Bolsonaro no STF
- 10 de setembro: 9h
- 11 de setembro: 9h
- 11 de setembro: 14h
- 12 de setembro: 9h
- 12 de setembro: 14h
*Com informações do O Globo
