Search
booked.net
Search
Close this search box.

PL propõe multa a proprietários de veículos barulhentos, em Manaus

Reprodução

Proprietários de veículos que estiverem emitindo ruídos acima do permitido pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) poderão pagar multa de R$ 573,05 a R$ 1.146,1 em caso de reincidência no período de 12 meses, conforme o Projeto de Lei nº 532/2021, que tramita na Câmara Municipal de Manaus.

O projeto, de autoria do vereador Márcio Tavares (Republicanos), prevê que a multa será aplicada quando houver irregularidade na emissão de ruídos por quaisquer acessórios, dispositivos, equipamentos ou componentes de veículos automotores. A medição poderá ser realizada por “qualquer meio válido de aferição de ruído sonoro”.

Será multado o proprietário do veículo barulhento. No entanto, na impossibilidade de identificação do proprietário, a penalidade será imposta ao condutor do veículo. Além disso, será considerado infrator quem causar embaraço, impedir ou dificultar a fiscalização ou prestar falsa declaração ou declaração inexata ao fiscal.

O projeto dispensa do cumprimento da regra as ambulâncias, veículos utilizados pelos órgãos de segurança pública, veículos militares, veículos de competições devidamente autorizadas, maquinário agrícola, e máquinas utilizadas na terraplanagem e pavimentação. Essa exceção vale para os veículos que estiverem sendo usados ao fim que se destinam.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.