Manaus, domingo 18 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Pix terá botão de contestação a partir desta quarta-feira; saiba como vai funcionar

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O Banco Central (BC) anunciou que o Pix terá um botão de contestação disponível para todos os usuários a partir desta quarta-feira (1º/10). A ferramenta poderá ser acessada, por meio dos aplicativos dos bancos e das instituições financeiras

A ideia é que o botão seja utilizado em casos de fraudes, golpes ou coerção no âmbito do Pix. Dessa forma, a contestação é feita de forma digital, sem precisar passar por interação humana. De acordo com o BC, o novo arranjo é uma melhoria do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que permite a devolução de valores transferidos por Pix em situações específicas.

Com o MED, o usuário vítima de um golpe abre comunicação com o seu banco e pede a contestação da transferência. O objetivo do botão lançado agora é garantir mais velocidade a esse processo, o que permite bloquear os recursos na conta dos golpistas, aumentando a chance de devolução do dinheiro.

Isso porque, ao comunicar a contestação ao banco, o valor é bloqueado na conta de destino, voltando então para conta de origem. No entanto, nos casos de golpes, os criminosos movimentam os valores em diversas contas, o que impossibilita a ação do MED e dificulta a rastreabilidade do dinheiro.

*Com informações do Metrópoles 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.