O Ministério do Trabalho e Previdência detalhou que 561 mil trabalhadores ainda não retiraram seu abono salarial. Assim, mais de R$ 523 milhões do PIS/Pasep referentes a 2020 foram esquecidos, segundo a Folha de São Paulo.
O benefício pode ser sacado até dia 29 de dezembro deste ano tanto pelos trabalhadores do setor privado, quanto público. Do total que ainda não sacou o abono, 71% são servidores públicos e militares, que recebem o Pasep.
Desde a última terça-feira (5), o Ministério do Trabalho e Previdência tem recebido os recursos administrativos de quem não foi habilitado, mas que aponta ter direito a receber o abono. Para entrar com o recurso, é preciso:
- Enviar um e-mail para [email protected], trocando o trecho “uf” pela sigla do estado de residência. Exemplo: no Amazonas, o email é [email protected].
Como saber se tenho direito aos abonos?
PIS (trabalhador de empresa privada):
- No Aplicativo Caixa Trabalhador
- No site da Caixa
- Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207
Pasep:
Por meio do site Consulte seu Pasep, você pode ter verificar se tem direito ao benefício. Além disso, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 ou 0800 729 0001 ou pelo Alô trabalhador: telefone 158.
Além disso, tem direito ao abono Pasep de um salário mínimo, o participante que:
- Esteja cadastrado no Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) há pelo menos cinco anos;
- Recebeu, no ano base de referência, média mensal de até dois salários mínimos (soma das remunerações auferidas e informadas por um ou mais empregadores);
- Trabalhou no mínimo 30 dias no ano base de referência (2020) com carteira assinada;
- Foi informado corretamente no Relatório Anual de Informações Sociais (Rais) do ano base em referência.
Como sacar o PIS?
Tradicionalmente, a Caixa deposita automaticamente o dinheiro do PIS nas contas dos clientes.
Há a opção de receber em qualquer agência da Caixa, com apresentação de documento de identificação com foto.
Com o Cartão do Cidadão, o dinheiro pode ser sacado em caixas eletrônicos e lotéricas, apresentando o documento oficial com foto.