Quem não ama um pirarucu bem preparado? O peixe é um dos queridinhos da culinária amazonense. A jornalista e amante da culinária, Renata de Souza Paula, preparou uma adaptação “light” do famoso Pirarucu de Casaca, servido geralmente com batata palha, ameixas, seleta e outros condimentos altamente calóricos. O prato foi selecionado pelo chef Felipe Schaedler, responsável pelo Restaurante Banzeiro, no concurso ‘Prova da Farinha Ribeirinha’, competição gastronômica que escolheu a mais criativa receita feita com farinha da Amazônia.
Essa receita da Renata Paula leva só os queridinhos: pirarucu+banana+batata. “Essa receita surgiu há quatro anos e o nome foi uma sugestão do figurinista Adroaldo Pereira. Ele estava produzindo o cenário do palco de um festival de música e me indicou pra ocupar uma das barracas de comida”, conta Renata.
Você também terá uma chance de incrementar sem perder a harmonia do prato tradicional. Confira a receita do famoso ‘Pirarucu de Bikini’:
Ingredientes
700g de filé de pirarucu seco
01 kg de farinha do Uarini (ovinha)
700ml de leite de coco
1kg de Bananas-pacovã maduras (amarelas)
600g de Batatas-portuguesa
100g de Pimenta-de-cheiro
60g de Uva-passa preta/branca (opcional)
30g de Azeitona chileninha
50g de Azeitona verde
Óleo de milho (para fritar)
Cheiro-verde
Resumo
Essa receita tem quatro processos.
Cortar os ingredientes.
Fritar as batatas, as bananas e o pirarucu.
Montar na travessa e assar.
Modo de Preparo
Dessalgar o pirarucu numa tigela com água gelada, trocar a água a cada seis horas. (Repetir o processo 3x). Corte em postas de 4cm e ferva (com outra água) por dois minutos.
Hidratar a farinha Uarini com o leite de coco.
Picar as pimentas-de-cheiro, o cheiro-verde, as azeitonas verdes (tirar os caroços).
Cortar as bananas em tiras horizontais, reserve uma para decoração e corte em rodelas. Descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos.
Utilize uma frigideira média ou grande (a partir de 30cm) de preferência com tampa. Aqueça o óleo e comece fritando as batatas, virando com um garfo até dourar. Eu tiro com pegador de macarrão, foi o jeito que arrumei pra ‘catar’ menos óleo e escorrer sem correr risco de se queimar. Forrar um prato grande com papel toalha para escorrer depois fritar.
Essa é a importância de usar um óleo de milho, se usar o de soja vai pular muito, sujar tudo e deixar um cheiro forte na casa.
Repita o processo com as bananas, fritando primeiro as tiras e depois as rodelas. Você vai ver que o óleo vai ficando viscoso pelo açúcar da fruta.
Por último frite o pirarucu, separando e virando os lados até dourar. Pode por a tampa se espirrar. Lembre-se que ele já está pré-cozido. Sem fritar, vai ficar suculento e gostoso do mesmo jeito.
Espere esfriar um pouco, depois desfie o pirarucu e corte as bananas em pedaços pequenos (use uma tesoura de cozinha).
Montagem
Pré-aquecer o forno por 10 minutos a 180°C
Use uma assadeira de vidro que possa ser levada ao forno. Forre o fundo da assadeira com a farinha já hidratada e salpique um pouco de cada dos ingredientes.
Organize em camadas alternadas, dando uma leve amassada com as mãos “para vestir bem”. Na última pode usar os pedaços maiores de peixe e batatas, azeitonas, bananas em rodelas e uvas passas.
Leve ao forno por 25 minutos ou até sentir o cheirinho gostoso. Finalizar com cheiro verde picado fresco para realçar o sabor.
Rendimento
15 porções
Ficha técnica:
Roteiro e Produção: Renata Paula
Rômulo Moreira
Câmera e edição: André Cunha
Som direto: Lucas Carvalho
Fotografia: Jimmy Christian
Assistente de produção: Izabelly Maria
Parceria: Picote Produções e ArteContemporâneaPuraFilms