*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul tem deixado impacto nas cidades, incluindo a presença de peixes no espaço urbano. Moradores de Porto Alegre registraram palometas, uma espécie de piranha, nas ruas da capital.
De acordo com informações do jornal O Globo, esses animais são conhecidos na região por conta da conexão entre os rios Uruguai, Jacuí e Guaíba. A presença das piranhas nas ruas foi confirmada por relatos de populares ao Corpo de Bombeiros.
Piranhas have been spotted on the streets of Porto Alegre, Brazil. Experts attribute their presence to the connection between river basins, specifically the Uruguay, Jacuí, and Guaíba Basins 🐟👀
📹 @portoalegre24h pic.twitter.com/297jttSuDY
— Volcaholic 🌋 (@volcaholic1) May 15, 2024
Nas redes sociais, alguns vídeos ganharam repercussão por meio de usuários que lamentaram a presença da espécie, que foi arrastada até a cidade por conta das enchentes.
“Não basta tudo que já aconteceu, agora tem relatos de palometa. Nas águas em Porto Alegre/RS. Para quem não sabe, palometa são como piranhas. A presença desses peixes nas águas que inundam as ruas da cidade é resultado da expansão das bacias hidrográficas nos últimos anos. Provavelmente foram arrastadas até a cidade com a força dos rios”, relatou uma publicação no X.
Pescadores da região relatam que a presença desses animais nos rios gerava prejuízos para o ecossistema local. Por não ser uma espécie natural da área, a piranha acaba causando desequilíbrio ecológico por atacar outros peixes.
Não basta tudo que já aconteceu.. agora tem relatos de palometa. Nas águas em Porto Alegre/ RS. Para quem não sabe, palometa são como piranhas.
A presença desses peixes nas águas que inundam as ruas da cidade é resultado da expansão das bacias hidrográficas nos últimos anos.… pic.twitter.com/dNFCmRkX7L
— Jakelyne Loiola (@Jakelyneloiola_) May 16, 2024