*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 13, uma nova fase da Operação ‘Overclean’ para investigar uma organização criminosa suspeita de desvio de emendas parlamentares, além de corrupção e lavagem de dinheiro. O principal alvo da ação é o deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT-BA) e a operação cumpre nove mandados de busca e apreensão em Brasília, e nas cidades de Salvador, Mata de São João e Vera Cruz, localizadas na Bahia.
Durante outras fases da operação, O STF determinou o bloquei de R$24 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas. O objetivo é interromper a movimentação de valores de origem ilícita. A operação ‘Overclean’ tem apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e da Receita Federal nas investigações.
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa; corrupção ativa e passiva; perculato; fraude em licitações em contratos administrativos e lavagem de dinheiro.
Deputado Federal Félix Mendonça Jr.
Félix Mendonça Jr. é deputado federal desde 2010 e também foi líder da bancada do PDT na Câmara dos Deputados entre 2014 e 2015. Não é a primeira vez que o deputado é alvo da PF. Em junho de 2025, na quarta fase da operação, policiais federais cumpriram mandados contra Félix Mendonça Jr, o assessor dele e prefeitos de municípios baianos. Dois prefeitos afastados dos cargos foram presos em flagrante durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão.
De acordo com a PF, o parlamentar teria recebido propina, direta e indiretamente, em razão da destinação de emendas parlamentares em, no mínimo, três municípios do estado da Bahia. Em nota, a assessoria do parlamentar comentou negando as irregularidades.
“Cabe lembrar que em junho de 2025 houve operação com essa mesma finalidade. Passados mais de seis meses, sem que tenha sido encontrado qualquer elemento contra o deputado, a nova diligência causa estranhamento, especialmente diante da inexistência de fatos novos que justifiquem a medida”
Sobre a operação ‘Overclean’
A primeira fase da Operação Overclean foi deflagrada em dezembro de 2024, quando 59 mandados judiciais foram cumpridos e 16 pessoas foram presas na Bahia, em São Paulo e Goiás.
Nessa 9º fase da ‘Overclean’, serão cumpridos nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF, na Bahia e no Distrito Federal.
