*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (23), um homem suspeito de participar de um grupo criminoso que explora ilegalmente minérios nos estados do Amapá e Roraima, traficando-os para Manaus. A identidade do suspeito não foi divulgada.
Em julho de 2023, a PF prendeu um homem em flagrante durante uma operação. Ao analisar o celular do suspeito, os agentes descobriram um esquema de uma organização criminosa destinada ao comércio interestadual e internacional de minérios usurpados da União.
Conforme a investigação, suspeita-se que os minérios eram encaminhados para Manaus para passar por um processo de “esquentamento”, com o objetivo de obter documentos que falsamente atestassem sua legalidade, sendo então vendidos para outros estados.
A PF acredita que a organização comercializou centenas de toneladas de minérios como titânio, ferro, cromo, tantalita e nióbio.
Na Operação Ekeberg, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Macapá e Pedra Branca do Amapari, no Amapá. Com o suspeito, foram apreendidas meia tonelada de minério de ferro e pedras de quartzo.