*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Polícia Federal mobilizou ao menos oito viaturas para o cumprimento de mandados judiciais de busca e apreensão nas casas de ex-secretários, ex-diretor de estatal e oficiais da Polícia Militar do Amazonas na manhã desta quinta-feira (3).
A Operação Tupinambarana Liberta visa combater crimes de associação criminosa, corrupção eleitoral, abolição do estado democrático de direito, utilização de violência para obter votos e impedir o exercício de propaganda eleitoral.
Os alvos são os ex-secretários do Estado, Fabrício Rogério Barbosa (Administração) e Marcos Apolo Muniz de Araújo (Cultura e Economia Criativa), e o ex-diretor da Cosama, Armando do Vale.
Esse grupo foi exonerado dos cargos que exercia no Governo do Amazonas na tarde da quarta-feira (2) pelo governador Wilson Lima (UB).
A operação mobiliza aproximadamente 50 policiais federais que cumprem cinco mandados de busca e apreensão em locais nas casas dos investigados.
Segundo a PF, a mobilização é para desarticular associação entre membros de facção criminosa e agentes públicos, os quais entraram em conluio visando a prática de crimes eleitorais em prol de uma candidatura na cidade de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus.
Além dos mandados de busca, a Justiça Eleitoral determinou a proibição do acesso dos investigados à cidade de Parintins e a proibição de contato dos investigados entre si e com coligações partidárias do referido município.