Search
booked.net
Search
Close this search box.

PF deflagra operação sobre retenção de cartão do Auxílio Brasil em troca de empréstimos no AM

Foto: Reprodução / Polícia Federal

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

A Polícia Federal (PF) realizou a Operação Katecho que investiga comerciantes que estariam recebendo cartões do Auxílio Brasil, o benefício assistencial ou previdenciário de moradores e indígenas em troca de empréstimos e mercadorias em Guajará, no interior do Amazonas. A ação foi realizada nessa terça-feira (25).

Os agentes cumpriram nove mandados de busca e apreensão na após o recebimento de diversas denúncias. Além disso, cerca de quarenta policiais foram mobilizados para a ação. Os empresários estariam cobrando juros extorsivos, de mais de 30% ao mês, e realizando ameaças através de agentes da Polícia Militar (PM) e traficantes faccionados com a finalidade de ficar com os cartões e proibir denúncias.

Foto: Reprodução / Polícia Federal

É válido dizer que as diligências policiais preliminares foram feitas e confirmaram as denuncias. Somando a isso, a investigação está em andamento e o material será analisado.

Os criminosos serão apontados por apropriação indébita, estelionato e extorsão, previstos nos artigos 168, 171 e 158 do Código Penal, além do delito de usura, tipificado no artigo 4º da Lei 1.521/1951, que são crimes contra a economia popular.

Foto: Reprodução / Polícia Federal

Nome da operação

A palavra “Katecho” vem do grego e significa “reter com firmeza, possuir, deter”, ou sejam faz referência ao modus operandi dos investigados no crime.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.