Search
booked.net
Search
Close this search box.

PF deflagra operação por esquema de corrupção e fraude na Fundação Getúlio Vargas no RJ

Foto: Polícia Federal

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Sofisma, para investigar uma organização criminosa que teria realizado um esquema de corrupção, fraudes a licitações, evasão de divisas e lavagem de dinheiro na Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta quinta-feira (17), no Rio de Janeiro.

Cerca de três membros da família que a fundou o instituto são alvos da operação, são eles  Ricardo Simonsen, MariaI Inês Norbert Simonsen e Rafael Norbert Simonsen. O presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, não teve o nome citado na investigação.

Foto: Polícia Federal

A PF ainda foi encaminhada para cumprir 29 mandados de busca e apreensão não somente no Rio de Janeiro, como também no estado de São Paulo. É válido dizer que um dos endereços visados é a sede de Botafogo.

Operação Sofisma

A ação é um desdobramento da delação premiada de Carlos Miranda, em 2019. Ele é amigo do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e apontou aos promotores de Justiça que “a cúpula da FGV usava a fundação para desviar dinheiro público”.

Foto: Reprodução/PF

Os agentes federais investigam as informações de que a FGV era utilizada por órgãos federais e estaduais para, supostamente superfaturar as licitações.

“Superfaturar contratos realizados por dispensa de licitação e para fraudar processos licitatórios, encobrindo a contratação direta ilícita de firmas indicadas por agentes públicos, de empresas de fachada criadas por seus executivos e fornecendo, mediante pagamento de propina, vantagem a concorrentes em licitações coordenadas por ela”, disse a PF.

Ainda segundo a PF, a quadrilha usava a FGV também para: “fabricar pareceres que mascaravam o desvio de finalidade de diversos contratos que resultaram em pagamento de propinas, funcionando como um verdadeiro ‘biombo legal’”.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.