*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (25), a Operação Sem Sabor, para desarticular um esquema de fraude na dispensa de licitação e desvio de recursos públicos destinados à aquisição de merenda escolar em Manaus. Segundo a PF, a investigação revelou que a empresa contratada não possuía capacidade operacional e foi favorecida em um processo irregular realizado no ano de 2020, causando prejuízos milionários aos cofres públicos.
A operação mobiliza cerca de 30 policiais federais no cumprimento de 6 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em residências e sedes de empresas na capital amazonense.

Conforme a PF, as investigações se iniciaram a partir de uma ação popular e auditorias do Ministério Público Federal (MPF) e do Tribunal de Contas da União (TCU), que identificaram irregularidades na contratação da fornecedora de merenda escolar.
Foram constatados indícios de uso indevido da dispensa de licitação, superfaturamento e movimentações financeiras suspeitas entre empresas envolvidas no certame. Além disso, há indícios de que houve o direcionamento da contratação, uma vez que a empresa vencedora não possuía histórico de fornecimento de gêneros alimentícios para o setor público e tinha sede em local desconhecido.

Ainda de acordo com a PF, o esquema criminoso tinha o envolvimento de servidores públicos, empresários e intermediários, que manipularam o processo licitatório para beneficiar a empresa contratada.
Um levantamento bancário revelou que parte dos valores pagos pela prefeitura de Manaus foi imediatamente repassada a uma das empresas concorrentes. Também foram identificadas conexões empresariais entre os envolvidos, sugerindo uma atuação coordenada para favorecer a fornecedora.